A Região Metropolitana de João Pessoa amanheceu sob forte chuva nesta terça-feira (28), deixando diversos pontos de alagamento e trânsito lento. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), até as 6h09 foram registrados alagamentos em vários locais, afetando a rotina dos moradores e motoristas.
Os pontos de alagamento mais críticos identificados pela Semob-JP incluem a rotatória do Cajueiro, no bairro do Geisel, a lateral da Cidade da Polícia na Avenida Valdemar Naziazeno, imediações da empresa Transnacional no bairro de Água Fria, e a principal avenida do bairro dos Bancários, em frente ao Centro de Equilíbrio do Ser. Também houve acúmulo de água na interseção das ruas Caetano Filgueiras e Feliciano Dourado, próximo à Feira da Torre.
Além dos alagamentos, um posto de combustíveis teve seu teto desabado no bairro Cruz das Armas, na esquina com a Feira de Oitizeiro. Houve ainda variações no funcionamento do semáforo no cruzamento da Avenida Nego com a Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em Tambaú.
Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), as chuvas são causadas pelo deslocamento de umidade oriunda do oceano Atlântico, trazida pelos ventos alísios de sudeste. A previsão é de chuvas de intensidade fraca a moderada na faixa litorânea, podendo ser fortes em alguns momentos e se estender de forma pontual sobre áreas do Brejo e Agreste. Nas demais regiões do estado, o tempo deve permanecer com nebulosidade variável.
A Semob-JP continua monitorando a situação e orienta os motoristas a evitarem áreas alagadas, optando por rotas alternativas como as Avenidas João Machado e Dep. Odon Bezerra, para minimizar os transtornos.
Estacionamento alagado próximo ao Viaduto do Cristo, em João Pessoa, durante as fortes chuvas de 28 de maio de 2024.
Estacionamento alagado próximo ao Viaduto do Cristo, em João Pessoa, durante as fortes chuvas de 28 de maio de 2024.