Mais de 19 pacientes que estavam em leitos do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), em Campina Grande, foram direcionados para hospitais da rede estadual. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde, Jhony Bezerra, nesta segunda-feira (23) em entrevista ao programa Correio Debate.
De acordo com o secretário, o Hospital Geral de Queimadas recebeu a maior parte da demanda. As maternidades Frei Damião, em João Pessoa, e Peregrino Filho, em Patos, também atenderam pacientes provenientes de Campina Grande.
“Desde a manhã daquele sábado, a Secretaria de Saúde tem, através do seu complexo regulatório estadual, orientado as regulações, as transferências das gestantes e os recém-nascidos com prematuridade para unidades do Estado”, disse.
“O Estado tem acompanhado e eu pessoalmente liguei para o secretário [municipal] Gilney Porto e estamos à disposição para ajudar no que for necessário”, completou o Jhony.
Na manhã do último sábado (21), o Isea ficou sem energia elétrica por causa de um curto-circuito em um cabo subterrâneo que liga os sistemas. Bebês que estavam na UTI precisaram ser transferidos para outras unidades de saúde. Na noite do mesmo dia, o sistema elétrico foi restabelecido.
Nesta segunda-feira (23), a Promotoria de Justiça de Campina Grande instaurou um procedimento preparatório de inquérito civil para apurar o incidente.