A Coreia do Sul deseja que a reunião entre o presidente Moon Jae-in e o líder norte-coreano Kim Jong-un tenha como saldo uma declaração sobre desnuclearização, disse hoje (3) uma fonte do governo sul-coreano à agência de notícias Yonhap.
Ela indicou que é “natural” buscar uma declaração deste tipo porque a desnuclearização é um dos três pontos-chave da agenda para a histórica reunião do dia 27 de abril, junto com o estabelecimento da paz – ambas as Coreias continuam tecnicamente em guerra – na península e a melhoria dos laços intercoreanos.
Apesar disso, Seul e Pyongyang ainda não detalharam publicamente os conteúdos da agenda da reunião, a primeira entre líderes das duas Coreias em 11 anos.
Delegados de ambos os países realizam amanhã, na fronteira militarizada, onde também vai acontecer a cúpula, uma nova reunião de trabalho para concretizar detalhes sobre o encontro, quando poderiam começar a informar aspectos da agenda.
Agência Brasil
Escrito por: fabricia