Cartaxo apresenta reforma do Centro Histórico em encontro com prefeitos

Imagem Substituída

Com investimentos de grande porte em infraestrutura urbana e habitação, João Pessoa se destacou nesta quinta-feira (30) durante reunião entre prefeitos e técnicos que fazem parte da Iniciativa de Cidades Emergentes e Sustentáveis, em Florianópolis, Santa Catarina, graças ao processo de resgate e recuperação do Centro Histórico. A Capital paraibana, que é uma das três mais antigas do Brasil, chamou a atenção como exemplo de revitalização dos espaços públicos, graças à reforma dos prédios históricos, à ocupação deles com uma programação cultural permanente e à implantação de residências nos Casarões, projeto pioneiro no País.

Todas essas ações foram apresentadas pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, aos técnicos e colegas de Florianópolis, Vitória (ES) e Palmas (TO), durante o IV Encontro de Prefeitos de Cidades Sustentáveis Brasileiras. O grupo vem se reunido para trocar experiências e acompanhar de perto a implantação da Iniciativa de Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Caixa Econômica. O ICES beneficia no Brasil, além das quatro capitais, as cidades de Goiânia, em Goiás, e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

No encontro, os técnicos procuraram saber como tem se dado o programa de investimentos e resgate do Centro Histórico de João Pessoa. Luciano Cartaxo explicou que, com planejamento, investimentos com recursos próprios e de outras fontes, a exemplo do Governo Federal, além de parcerias com a iniciativa privada, foi possível revitalizar, por exemplo, a Praça da Independência, construir o Novo Parque da Lagoa, recuperar o Hotel Globo, a Casa da Pólvora, as praças João Pessoa e 1817, e fazer agora o soerguimento do Conventinho e dos Casarões, no Varadouro.

“Todos os encontros que temos realizados, desde o primeiro, ocorrido em João Pessoa, têm sido muito enriquecedores. Como tenho dito, este plano vai muito além das nossas gestões, é um legado que vamos deixar para as gerações futuras”, ressalta Luciano, acrescentando: “Com planejamento e uma gestão de resultados bem conduzida vamos poder assegurar qualidade de vida para as pessoas, mesmo com o crescimento das nossas cidades”.

Luciano Cartaxo também aproveitou o encontro desta quinta-feira (30) para conhecer a Central de Controle da Cidade de Florianópolis, semelhante à que será implantada por meio do João Pessoa Cidade Sustentável, o programa de investimentos que planeja o desenvolvimento do município para os próximos 30 anos, quando alcançará a marca de 1 milhão de habitantes. Junto com os prefeitos Gean Loureiro (Florianópolis), Luciano Rezende (Vitória) e Carlos Amastha (Palmas), Luciano Cartaxo avaliou o andamento da liberação de um empréstimo de US$ 100 milhões (cerca de R$ 330 milhões), disponibilizado pelo BID para investimento em 60 ações estruturadoras em João Pessoa nos próximos anos. A Capital paraibana está em estágio mais avançado de implantação do Cidades Sustentáveis. O financiamento já foi autorizado pelo BID e agora tramita na Secretaria do Tesouro Nacional. Os prefeitos fazem um acompanhamento conjunto da tramitação para garantir agilidade no processo.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo