O Velódromo do Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio, foi interditado pela Defesa Civil do município neste domingo (30) após um incêndio. A causa será definida em laudo da Polícia Civil, mas, em nota, a pasta disse que “um balão caiu na lona que cobria a área e acabou incendiando essa cobertura”.
Antes, o ministro do Esporte, Leonardo Picciani (PMDB), também havia responsabilizado a prática pelo acidente. O fogo foi extinto por volta de 2h30, mas o trabalho dos bombeiros – que começou por volta de 0h30 – só acabou perto das 8h. O local amanheceu com as marcas do incêndio no teto e o G1 flagrou um balão na entrada do Velódromo (veja ao final da reportagem).
A Defesa Civil, subordinada à Secretaria de Ordem Pública (Seop) do município, informou que parte do Velódromo foi isolada e que a “região comprometida pelo fogo permanecerá parcialmente interditada até que sejam realizados serviços de recuperação”.
Não houve vítimas, mas a extensão dos danos materiais e a causa das chamas só poderão ser informados pela perícia, segundo os Bombeiros. Pelas imagens, é possível ver que parte da cobertura foi consumida pelo fogo.
Picciani divulgou dois vídeos e uma foto de balões caindo no Parque Olímpico na madrugada, um deles às 3h25. “Absurdo! Além do balão que queimou o Velódromo, vários outros caíram no Parque Olímpico”, escreveu o ministro ao divulgar a foto.