{arquivo}O Governo do Estado receberá nesta quinta-feira (2), na cidade de Campinas (SP) o prêmio “Selo de Mérito 2015”, recebido através da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap). A premiação é referente aos projetos de habitação Cidade Madura e Energia Solar Fotovoltaica, que concorreram entre 22 inscritos e foram comtemplados nas categorias “Projetos de Impacto Regional” e “Projetos Focados no Atendimento a Grupos Específicos”.
O prêmio oferecido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), tem o objetivo de estimular programas de habitação em âmbito estatual e municipal, condecorando aqueles que obtiveram maior sucesso na resolução de problemas habitacionais e em inovação, que contribuíram na melhoria de qualidade do ambiente construído.
Segundo o governador Ricardo Coutinho, “os prêmios reconhecem o esforço e o compromisso de uma gestão que se preocupa desde a obra como a estrada e o hospital, mas também com o bem estar das pessoas”.
O Cidade Madura é o projeto de um condomínio pensado e desenvolvido para atender as necessidades do público da 3ª terceira idade. Ricardo Coutinho relata que já foram inaugurados condomínios em Campina Grande e em João Pessoa, e outro está sendo concluído em Cajazeiras, com previsão de expansão futura para outras cidades do Estado. Dentro do próprio condomínio estará locada unidade de saúde, centro de vivência, pista de caminhada, uma praça, além de unidades habitacionais completamente adaptadas para as necessidades do idoso.
Já o projeto Energia Solar Fotovoltaica constitui uma alternativa baseada no Programa de Habitação do Minha Casa Minha Vida, que propõe sistema de aquecimento de água a partir de energia solar, e que de acordo com os desenvolvedores do projeto é um equívoco para a região Nordeste, já que a média de temperatura vista na região supera os 30º. Assim então, o sistema foi adaptado para ser utilizado em todas as áreas da casa.
O governador salienta a intervenção do projeto na cidade de Sousa, onde serão construídas habitações totalmente adaptadas à energia solar. “Serão construídas 140 casas em Sousa, no que será o primeiro conjunto totalmente adaptada à energia solar”. Coutinho também destaca a participação da UFCG e UEPB na criação dos dispositivos utilizados nas casas.