{arquivo}As Secretarias de Saúde e de Ação e Inclusão Social (Semais) de Cabedelo realizou, nessa quarta-feira, 24, a distribuição de 56 kits de enxoval a mães e gestantes no bairro de Renascer. Durante o evento realizado no prédio do Peti, houve apresentação de palestras sobre cuidados com o bebê e atividades de relaxamento.Todas as pessoas presentes participaram de um café da manhã.
A distribuição dos kits foi mais uma atividade do Programa Mãe Cabedelo, uma ação da Prefeitura de Cabedelo, de caráter continuado, destinado às mães carentes do município.
A ação também coincidiu com a comemoração da II Semana do Bebê, que será encerrada neta sexta-feira, 26, com atividades para mães e crianças de 0 a 5 anos. “Nessa semana de comemoração estamos buscando ofertar, em vários bairros do município, atividades de conscientização das mães, pais e responsáveis quanto à saúde do bebê e a importância do cuidado nesses primeiros meses de vida, além da preocupação com relação à imunização e ao aleitamento materno.” destacou Euzo Cunha, à frente da Semais.
Em 2013, foram distribuídos 280 kits em Cabedelo. De acordo com o titular da Semais, Euzo da Cunha Chaves, a expectativa é que, esse ano, o número aumente para 400 kits enxoval entregues. As mulheres beneficiadas com os kits manifestaram o agradecimento pela atenção por parte da gestão atual. “Quero agradecer a Prefeitura por realizar esta ação, e dizer que estou muito feliz, pois esta é a minha primeira gravidez” afirmou Gregória de Oliveira, de 32 anos, vendedora autônoma, moradora do Renascer III, que está no sexto mês de gestação.
Kits -O kit enxoval é destinado às gestantes a partir do sexto mês de gravidez, orientadas e encaminhadas pelos Postos de Saúde da Família (PSFs), e que fazem o acompanhamento pré-natal. Cada gestante pode receber até dois kits, sendo o segundo até dois meses após o nascimento do bebê.
O kit consta de 2 bolsas,2 pacotes de fraldas de pano, 1 kit mijão; 1 kit de camisetas; 1 lençol com fronha; 2 cueiros; 1 par de meias; 1 saboneteira, 1 sabonete e 1 banheira plástica.
Para ter acesso ao benefício, as gestantes no 6º mês, encaminhadas pelos PSFs, devem levar cópias de identidade, CPF, comprovante de residência (luz e água) e cartão pré-natal. Caso seja menor de idade, a gestante deve ir acompanhada de algum responsável maior, que deverá levar os documentos acima referidos.
As gestantes residentes entre o bairro de Camboinha e Centro devem se dirigir ao Serviço Social da Semais. As residentes noutras localidades devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro do Poço. No entanto, a própria Assistência Social dos Postos de Saúde pode emitir parecer para um ou outro setor.