Mais uma vez a Paraíba foi destaque no Fantástico, programa exibido nacionalmente pela Rede Globo. Neste domingo, 15, no quadro “Estamos de Olho”, foi abordada a contração de cooperativas médicas pelos Governos e Prefeituras, destacando o fato de que algumas cooperativas atuam na clandestinidade.
Segundo a reportagem, a Paraíba será o primeiro estado brasileiro a proibir a contratação das cooperativas médicas, e isso acontecerá em 2014. “A responsabilidade de administrar o sistema público de saúde é do poder público”, ressaltou o procurador do Trabalho da Paraíba, Eduardo Varandas.
Para completar o quadro de profissionais da área de saúde, o Estado deverá realizar concursos públicos. “Teremos que apresentar um planejamento e cumprir as escalas de plantão de médicos em todos os hospitais do estado”, disse o secretário de Saúde da Paraíba, Waldson Souza.
Ainda de acordo coma reportagem, em 2013, 300 cirurgias infantis foram adiadas na Paraíba por falta de equipes médicas.