Moradores da cidade de Riacho das Almas, no Agreste, afirmam ter vivenciado um fenômeno diferente para a região, na tarde desse domingo (3): chuva de granizo. A chuva de granizo teria durado cerca de 40 minutos e chamou a atenção dos moradores da cidade. “Nasci e me criei aqui e nunca vi uma chuva com pedras de gelo em Riacho”, comentou um dos moradores da cidade, João Hipólito, de 64 anos.
O fenômeno teria se concentrado na Zona Rural da cidade, beneficiando os moradores área, que têm pequenos barreiros nas propriedades. “A chuva de granizo se concentrou na zona leste da cidade, mais precisamente no bairro Nova Esperança. Do meu conhecimento foi a primeira vez que choveu granizo na cidade”, comentou o secretário de agricultura de Riacho das Almas Naelson Bezerra.
Segundo dados da Secretaria de Agricultura do município foram registrados 63 milímetros de chuva apenas nesse domingo. O número deste início do mês de novembro já é superior à média de chuva em todos os meses do ano, que ficou em 29,2 milímetros. Já a média de chuvas para todo o ano de 2013 já foi superada em mais que o dobro. A estimativa de chuvas para todo o ano era de 150 milímetros, e até agora, já choveu 355.