O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, superou a infecção respiratória causada pela quarta cirurgia contra um câncer realizada em Havana, anunciou o ministro das Comunicações venezuelano, Ernesto Villegas.
“A infecção respiratória foi superada, embora persista um certo grau de insuficiência respiratória, que está sendo devidamente tratado”, assinalou o ministro em Santiago, durante a reunião de cúpula Celac-UE.
“Quarenta e cinco dias após uma cirurgia para a remoção de uma lesão maligna na pélvis”, que gerou complicações respiratórias severas, a evolução geral de Chávez é favorável, afirmou Villegas em mensagem de rádio e TV.
“O comandante Chávez cumpre plenamente o tratamento médico, e sempre esteve ativo em seu processo de recuperação, que não está concluído”, acrescentou o ministro.
O governo informou na quinta-feira (24) que o presidente encontra-se em processo de recuperação do pós-operatório, embora ainda precise enfrentar “a batalha mais complexa” contra o câncer, do qual foi operado pela quarta vez no dia 11 de dezembro.mandato de seis anos, não apareceu em público e seu retorno é um incógnita, mas o vice-presidente, Nicolás Maduro, sustenta que Chávez se encontra em funções e que continua dirigindo o país.
Maduro informou este sábado (26) que Chávez faz “tratamentos complementares” contra o câncer um mês e meio depois de ter sido operado em Cuba, e que o líder de 58 anos, “encontra-se no melhor momento que já vimos em todos estes dias de luta e de batalha”, acrescentou o vice-presidente, que visitou o líder venezuelano nos últimos dois dias.
Em meio aos rumores sobre a saúde do presidente, o jornal espanhol “El País” chegou a publicar uma foto falsa esta quinta-feira (24) que mostrava um homem entubado após operação, em uma cama de hospital, e que uma agência de notícias havia fornecido à publicação afirmando que se tratava do presidente.
O jornal paralisou a distribuição da edição impressa e também retirou a imagem falsa da sua edição digital, onde, segundo afirma em comunicado, teria permanecido por aproximadamente meia hora.
Maduro disse que encontrou Chávez sorridente, otimista e com muita fé no tratamento.