Economia & Negócios

Nissan convoca mais de 32 mil para megarecall de airbags da Frontier

AIRBAGS


06/06/2016



A Nissan anunciou nesta segunda-feira (06) que ampliou o recall para reparar defeitos nos airbags do motorista do modelo Frontier no Brasil para mais 32.779 unidades. Este é o primeiro recall convocado no país como consequência da última ampliação do megarecall global de bolsas de segurança fabricadas pela empresa Takata. Autoesporte havia antecipado que a ampliação deste chamado afetaria, também, carros vendidos no Brasil. O reparo já pode ser feito nas concessionárias da empresa.

As picapes convocadas agora foram produzidas entre dezembro de 2007 e dezembro de 2011, e tem chassis entre 94DVCUD408J988387 e 4DVDUD40CJ991452. Estes veículos são equipados com um tipo de airbag específico que, quando submetido a condições de umidade e calor, é acionado mais rápido do que o esperado. Quando isso acontece, o gerador de gases pode se romper, projetando estilhaços metálicos contra o passageiro. Nesses casos, há riscos de lesões graves e fatais aos ocupantes.

Para agendar o recall ou tirar dúvidas, os consumidores podem entrar em contato com a Nissan pelo telefone 0800 011 1090. Conforme exigido em lei, o reparo é gratuito e não tem data de validade. Segundo a Nissan, o reparo leva uma hora para ser concluído. Conforme a empresa, todos os proprietários dos carros envolvidos serão comunicados por cartas, além de estarem previstos comunicados na televisão, rádio e jornais.

O megarecall de airbags
Em maio, o NHTSA (órgão norte-americano que regula o setor de transportes) decidiu ampliar aquele que já era o maior recall da história depois de testes laboratoriais. Segundo o órgão, os cerca de 40 milhões de airbags foram considerados perigosos agora porque são feitos de nitrato de amônio e não contam com a aplicação de um produto químico responsável por diminuir a umidade da bolsa de segurança. Assim, mudanças de temperatura externa e exposição à umidade do ar podem levar ao rompimento do módulo que infla o airbag, especialmente em veículos mais antigos. Caso isso aconteça, os passageiros podem ser atingidos por estilhaços metálicos, que em alguns casos geram ferimentos comparáveis a facadas. Somados aos airbags convocados anteriormente, o recall já atinge quase 70 milhões de bolsas de segurança em todo o mundo.

No mesmo mês, Autoesporte antecipou que a ampliação do recall atingiria unidades dos modelos Chrysler 300C e RAM 2500 vendidas no Brasil. Além disso, a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça havia notificado sete montadoras e a FCA para esclarecer se a ampliação do megarecall de airbags da Takata afeta unidades vendidas no Brasil. Entre as empresas, apenas a Mercedes e a Subaru informaram que a ampliação do recall de airbags Takata dos seus carros não afetaria unidades vendidas no Brasil. As outras montadoras e importadoras seguiam avaliando a dimensão do caso no nosso país.

Apesar de já afetar tantos carros em todo o mundo, o megarecall pode ainda não estar perto do fim. Isso porque o próprio NHTSA segue conduzindo estudos para avaliar a segurança dos airbags feitos com nitrato de amônia e um produto químico que controla sua umidade. Para o órgão, ainda não está claro se este produto é suficiente para evitar os riscos que os airbags agora adicionados na lista representam. As autoridades aguardam que a Takata envie nos próximos meses laudos que provem a segurança desses equipamentos. Caso contrário, o recall pode ser ampliado novamente em novembro.

Recalls da Nissan
A Frontier já havia sido convocada no Brasil por conta do defeito no airbag do passageiro em abril de 2013. Àquela época, a montadora listou 50 unidades no chamado. Em maio do ano passado, 75 unidades do Pathfinder foram chamados de volta à oficina por defeito semelhante. Em julho veio a primeira ampliação, quando 1.988 carros foram convocados, sendo 1.230 unidades do X-Trail, 693 do Sentra e mais 65 do Pathfinder.

Já em fevereiro de 2016, a montadora convocou um recall do sedã Altima. Segundo a marca, 1.152 unidades apresentaram uma falha no sistema de fechamento do carro, que deveria ser reparada gratuitamente.



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