Futebol

Neymar lança séries documentais em canal no Youtube

Mídia


01/04/2014



 No dia 02 de abril, às 11h, faltando quase 70 dias para o pontapé inicial da Copa do Mundo da FIFA, Neymar Jr, um dos principais jogadores da seleção brasileira e estrela do Barcelona (ESP), lança em seu canal do YouTube a primeira temporada da série de episódios documentais que retrata momentos diversos de sua vida. Dividido em temporadas temáticas, com seis episódios de cinco minutos cada, o projeto levará ao público momentos cruciais ou mesmo cotidianos da intimidade de NJR. Produzido por Neymar Jr e pela Losbragas, um novo episódio estreará a cada semana, sempre às 11h.

“Em cada episódio, uma janela de 5 minutos é aberta para que o telespectador tenha contato com seu ídolo, seja num momento de intimidade, de decisão, de cotidiano profissional ou pessoal”, explica Felipe, idealizador da série. “É o Neymar Jr. como você poucas vezes viu – um jovem como outro qualquer, mas diante de desafios e pressões que extrapolam a experiência cotidiana da maioria de nós”, afirma Alice Braga. "Com o tempo eu aprendi e me acostumei a lidar com toda essa exposição, que é normal no futebol. Eu acho importante mostrar e retribuir para o fã e para todos que acreditam no meu potencial como é a minha vida, mesmo que em alguns momentos do meu dia”, conta Neymar Jr.

http://youtube.com/neymarjr
Veja o trailer aqui

A primeira temporada, intitulada “Dias em Santos”, foi filmada em 2012, um ano antes de o jogador ir pra Barcelona, e mostra Neymar Jr com sua família e amigos mais próximos, viajando, jogando videogame, cumprindo compromissos profissionais e em outros momentos de intimidade. "A vontade de registrar e levar ao público um pouco do cotidiano do jogador é anterior à transferência dele para o Barcelona. Impressionados por seu foco e sua determinação, queríamos entender como um jovem de 20 anos, que tem desejos, sonhos e receios como qualquer garoto desta idade, convivia com os grandes desafios e cobranças que recaem sobre ele. Encontramos, nas palavras de seu pai, um ‘ídolo possível’, ao alcance de todos, movido pela alegria de jogar", explica Felipe Braga.

Este é o primeiro projeto dirigido por Alice Braga que, ao lado de Felipe e do próprio NJR, assina ainda a produção da série. “Procuramos um modelo de filmagem que interferisse o mínimo possível, que servisse ao objetivo de proporcionar aos espectadores um momento de contato direto com o jogador que eles admiram tanto. Fazer isso a quatro mãos com o próprio Neymar Jr., permitindo que ele nos conduzisse pelos bastidores do seu cotidiano, foi a maior fonte de inspiração para o projeto,” revela a atriz. Além de Alice e do Felipe, Gustavo Gama Rodrigues também assina a direção de alguns episódios, na primeira temporada.

“Eu costumo dizer que a Alice e o Felipe são dois carrapatos que conheceram um pouco da minha intimidade para mostrar quem eu sou fora de campo (risos). Eu espero que as pessoas gostem do resultado, porque eu também tenho curiosidade de saber como é a vida dos meus ídolos e sei que esses vídeos podem ser uma forma de me aproximar ainda mais deles", revela Neymar Jr..

Comunicação esportiva inovadora

O lançamento do primeiro canal de um atleta de alto rendimento com conteúdo produzido por ele próprio marca um passo inovador na comunicação esportiva, em convergência inédita com a indústria do entretenimento. Idealizada por Felipe Braga, responsável também por “Latitudes”, o primeiro projeto transmídia do Brasil, a série com conteúdo exclusivo produzida para o canal Neymar Jr abre espaço para novas ideias no setor. “Mais do que estádios e obras, o que faz o esporte é o atleta. Ele é o grande ativo, e abrir essa janela para sua vida pode apresentar oportunidades de conteúdo e marketing que vão além da performance partida a partida, tocando a experiência do indivíduo que está ali”, explica o diretor.

O surgimento das redes sociais e sua utilização crescente por figuras públicas inaugurou um período de comunicação direta entre ídolos e seus fãs, que encontraram nestes canais uma possibilidade de seguir o cotidiano e as realizações dos personagens que admiram. Neymar Jr neste sentido destaca-se pelo enorme público que cativou através da internet, e que hoje pode acompanhar seus passos sem a intermediação obrigatória de grandes veículos de imprensa ou estruturas tradicionais de comunicação. Nada mais natural portanto do que ele assumir a vanguarda deste processo, passando a produzir e difundir em seu próprio canal, com total autonomia editorial, conteúdo sobre sua carreira e vida produzido por ele mesmo. Com números impressionantes no panorama da cultura digital, e seguidores por todo mundo, Neymar Jr hoje apresenta momentos de sua própria história em seu canal do YouTube, com episódios legendados em inglês, espanhol e catalão. O lançamento da primeira temporada do projeto marca um novo momento na relação entre atletas e fãs via redes sociais, sugerindo uma convergência inédita entre futebol e produção de conteúdo, entre esporte e entretenimento.

"O Neymar cativou as pessoas com o seu jeito, sem que alguém precisasse falar que ele tinha que mudar. Todos sabem quem é o Neymar ídolo das crianças, o atleta, o cara que se diverte jogando bola, mas não é todo mundo que conhece o Juninho e o universo que vivemos. Existe a consciência profissional que honra seus compromissos com parceiros, que acreditam nele, e o garoto que quer se divertir com os amigos e a família. Então a nossa ideia sempre foi mostrar quem é o Neymar dentro e fora de campo, porque sabemos que as pessoas têm essa curiosidade. Ele é tudo isso que está nos vídeos e que agora está ao alcance de todos", explica Neymar, o pai do atleta.

Esta é a segunda vez que a Losbragas aposta no YouTube como plataforma de distribuição – ano passado, “Latitudes”, ganhador do prêmio APCA 2013 de melhor série (TNT/YouTube) e indicado ao Emmy Internacional na categoria Digital, foi exibido em um canal exclusivo do projeto. A exibição rendeu cerca de 2,5 milhões de views à plataforma, além de exposição em eventos como o Rio Content Market, no Rio de Janeiro, e South by Southwest, em Austin, Texas (EUA).

Sobre a diretora Alice Braga

Alice Braga nasceu em São Paulo em uma família inserida no meio artístico. Filha da atriz Ana Maria Braga com o jornalista Ninho Moraes, estudou Artes do Corpo na PUC de São Paulo, mas trancou o curso aos 19 anos para fazer seu primeiro longa-metragem “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, sucesso de bilheteria no Brasil e no mundo.

Pouco depois, Alice estrelou, ao lado de Wagner Moura e Lázaro Ramos, o longa “Cidade Baixa” de Sergio Machado, filme que lhe rendeu prêmios no Brasil e no mundo.

Em 2006 protagonizava seu primeiro filme internacional – “Sólo Dios Sabe”, do mexicano Carlos Bolado. Na sequência trabalhou no longa americano “Journey to the End of the Night”, de Eric Eason, inteiramente rodado a noite, em locações em São Paulo.

Voltou ao cinema nacional nos aclamados “Cheiro do Ralo”, de Heitor Dhalia e “A Via Láctea” de Lina Chamie.
Alice atuou ao lado de Will Smith em “Eu Sou a Lenda” e interpretou Sondra Terry em “Cinturão Vermelho”, com roteiro e direção de David Mamet. Reeditou a parceria com Fernando Meirelles em “Ensaio Sobre a Cegueira”, contracenando com Julianne Moore e Gael Garcia Bernal. Atuou ainda em ”Território Restrito” de Wayne Kramer com Harrison Ford, Ray Liotta e Ashley Judd no elenco.

Em “Os Coletores”, do diretor britânico Miguel Sapochnik, Alice contracenou com Jude Law e, alcançou o posto de atriz brasileira mais reconhecida lá fora. Recebeu convites para filmes como “Predadores”, “Na Estrada”, de Walter Sales e “O Ritual”, atuando ao lado de Anthony Hopkins.

No primeiro Semestre de 2013 voltou a filmar no Brasil, no longa de Mini Kerti “Muitos Homens em um só” e estrelou co-produção Argentina- Brasil com Gael Garbia Bernal, “El Ardor”. Em setembro, em paralelo ao lançamento de Latitudes, Alice estréia “Elysium”, do incensado diretor Sul-Africano Neill Blomkamp, ao lado de Jodie Foster, Matt Damon e Wagner Moura.

Estrela de Latitudes, ao lado de Daniel de Oliveira, Alice foi capa da Revista americana Vanity Fair como uma das promessas do cinema mundial, ao lado de atrizes como Amy Adams e Anne Hathaway.

Sobre o diretor Felipe Braga


Nascido no Rio de Janeiro, com doutorado em Historia pela PUC Rio/Sorbonne Nouvelle e roteirista profissional com formação na New York University, Felipe Braga trabalhou como assistente de direção de filmes como O Homem do Ano e Redentor (Conspiração Filmes/Warner Bros). Um dos roteiristas da série Mandrake, produzida em 2005 e 2007 pela HBO Latin America – e nomeada para o Emmy em 2006 e 2008 – também assina os roteiros de Vale dos Esquecidos, dirigido por Maria Raduan, Cabeça a Prêmio, dirigido por Marco Ricca e dois dos 5 episódios da série da HBO Destino: São Paulo, produzida pela O2 filmes, além de dois episódios de Destino: Rio, segunda temporada da série, que estreou no segundo semestre de 2013.

Em 2009 estreou como diretor no documentário B1 – Tenório em Pequim, exibido no Festival do Rio e selecionado para o HOTDOCS 2010 em Toronto, Canadá, além de outros festivais cinematográficos pelo mundo.

É ainda responsável pela adaptação do livro Lobão ‐ 50 Anos a Mil, para a RT Features.

Em 2013, o diretor ainda entrou em sua primeira experiência em filmes internacionais, escrevendo o roteiro de "Trash", produção da Working Title dirigida por Stephen Daldry, de "Billy Elliot", "As Horas" e "O Leitor", além de ter lançado Latitudes, primeiro projeto transmidia brasileiro, ganhador do prêmio APCA de melhor série.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //