Saúde

Neurologistas falam sobre esclerose múltipla, sintomas e tratamentos


09/09/2015

A esclerose múltipla atinge cerca de dois milhões de pessoas no mundo e no Brasil, mais de 30 mil pessoas, segundo o Ministério da Saúde. A doença é autoimune e atinge o sistema nervoso central. A esclerose múltipla pode prejudicar a visão, a fala, a audição e os movimentos.

O Bem Estar desta quarta-feira (7) convidou dois neurologistas para falar sobre a doença – Tarso Adoni e Jefferson Becker, que é neurocientista do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul.

Mais comum nos jovens e mulheres, a esclerose é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. Não dá para prevenir a doença, mas existem diversos tratamentos e medicamentos que permitem que o paciente tenha uma vida normal. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental.

Muitas vezes os sintomas de esclerose múltipla não são tão claros, porque eles são bastante variáveis. Ela costuma afetar as vias do sistema nervoso.

Alguns sintomas ‘comuns’ da esclerose múltipla são fadiga, perda da força, espasmos musculares, incontinência urinária, problemas sexuais, dores crônicas e depressão. A ressonância magnética é fundamental para o diagnóstico.

A aposentada Ana Claudia Ribeiro da Silva ia completar 40 anos, tinha uma vida ativa, trabalhava como secretária, quando perdeu o movimento da perna esquerda. Num primeiro momento ela pensou que fosse hérnia de disco, mas não era.

O diagnóstico mudou a vida dela. Primeiro veio a negação. “O médico, pelo jeito que eu fiquei, ele poderia me internar como louca”. Com o tempo, o apoio da família fez com que ela entendesse que a vida seria outra, mas como seria só dependia dela.

Desde que descobriu a doença, nove anos se passaram. Para andar, Ana Claudia precisa de apoio. Como sabe que a esclerose é progressiva, já começou a adaptar o apartamento. Entretanto, mesmo com as limitações, a aposentada faz questão de se manter ativa.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //