Economia

Ministério quer tornar curso de direção opcional para emissão da CNH

Proposta do Ministério dos Transportes já está pronta e prevê tornar facultativo o curso de formação em direção, atualmente obrigatório no Brasil.


29/07/2025

(Foto: Reprodução)

Anna Barros

A obrigatoriedade da autoescola para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação pode ser extinta, de acordo com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Geoge Santoro. Em entrevista ao portal CNN, Santoro afirmou que a pasta está preparando uma medida para tornar a formação em cursos de direção facultativa.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O secretário também afirmou que a proposta já está finalizada. mas aguarda a aceitação do governo. “[Estamos] aguardando aprovação do governo. Estamos com tudo pronto para soltar”, disse.

De acordo com Santoro, a emissão da CNH deve manter os moldes do Detran, mas a obrigatoriedade da autoescola torna o processo mais acessível para a população mais pobre. Uma pesquisa realizada pela Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PB) em 2024, a formação em cursos de direção na Paraíba pode chegar a R$ 2.000.

“É caro, trabalhoso e demorado. São coisas que impedem as pessoas de ter carteira de habilitação”, disse o secretário, dessa vez em entrevista à Folha de São Paulo.

Países como a Inglaterra dispensam a obrigatoriedade do curso para obter a habilitação. A maioria dos estados dos EUA também não exigem essa etapa para pessoas acima de 18 anos.

A obrigatoriedade da formação em autoescolas passou a ser válida no Brasil em 1997, a partir da Lei nº 9.503, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.