Viva Usina terá show de Yuri Gonzaga, espetáculo infantil e exposição neste fim de semana

Yuri Gonzaga
Yuri Gonzaga / Foto: Marcus Felipe Meninão

A cultura paraibana estará em destaque em mais um final de semana do projeto Viva Usina. Unindo tradição, diversidade e inovação, o Viva Usina oferece visibilidade para os artistas, contribui para formar novos públicos e promove a inclusão por meio da arte.

A programação começa na sexta (26) com a abertura da exposição ‘Fios de Memória e Resistência: Um Diálogo Bordado’, da artista Cleinha Correia, que apresenta bordados que unem folhas secas, impressão botânica e pedras em composições únicas.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O trabalho nasce de uma reconexão com a ancestralidade e transforma o ato de bordar em gesto de resistência, afeto e partilha de memórias, montado a partir do resultado de uma oficina oferecida a mulheres entusiastas do bordado. A exposição é gratuita.

Ainda na sexta, Yuri Gonzaga apresenta o show ‘Amador’, às 20h, na Sala Vladimir Carvalho. Após mais de uma década com Os Gonzagas, o músico explora novas sonoridades trazendo a sanfona também para o rock, samba e MPB. O show do álbum Amador combina sanfona, poesia e experimentações, reafirmando Yuri como voz autoral da cena paraibana, expandindo horizontes e dialogando com diferentes estilos e linguagens artísticas.

O projeto Viva Usina 2025 é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, apoio do Instituto Energisa, patrocínio do Grupo Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

Sábado com perfomance

Elthon Fernandes

Elthon Fernandes / Foto: Divulgação

O sábado no Viva Usina começa com o espetáculo ‘Escuto Centenas de Casos de Amor’, criada pelo artista e pesquisador Elthon Fernandes. A apresentação começa às 20h, no Palco Bonde. A performance transforma a mesa de bar em um espaço cênico de escuta afetiva, onde o público compartilha suas histórias de amor. Inspirada na estética e na musicalidade do Brega, a obra coloca o espectador como protagonista da cena, em uma experiência íntima e interativa. A figura do garçom, inspirada na canção “Garçom” de Reginaldo Rossi, torna-se confidente e mediador desse encontro poético.

Na sequência, a Sala Vladimir Carvalho recebe toda a força da cultura popular com Cavalo Marinho Raiz Cultural do Mestre Zequinha, que se apresenta às 22h. Com mais de 20 anos de atuação, o grupo de Bayeux mantém vivo o cavalo marinho, folguedo que mistura dança, canto e tradição popular. Hoje conduzido por Mestre Nandinho, o espetáculo reafirma a força da memória cultural paraibana.

Domingos na Usina

Cavalo Marinho Mestre Zequinha

Cavalo Marinho Mestre Zequinha / Foto: Divulgação

A partir das 16h, Tio Val & Cia levam música e alegria para i Palco Bonde, com o show Brincadeiras Musicais. A apresentação une músicas autorais com elementos do cancioneiro popular, resgatando brincadeiras tradicionais como “vivo ou morto”, “amarelinha” e outras que fazem parte do imaginário coletivo da infância brasileira.

Com uma abordagem que valoriza o brincar, o espetáculo promove a participação ativa do público, transformando o show em uma grande roda de música, movimento e afeto. O projeto é formado pelos músicos Val Félix (Tio Val, voz e violão), Caroll Antes (voz e percussão) e J. Everton (bateria e vocais).

A programação continua às 17h com ‘Era Uma Vez… Na Usina’, encenado pela educadora e escritora Ludmila Nóbrega. Neste espetáculo infantil, as crianças criam coletivamente um conto de fadas dentro da Usina, explorando poesia, pintura e teatro. A proposta transforma imaginação em cena, convidando o público a viver uma aventura mágica e participativa.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo