Início » Mídias e Entretenimento » Grupo paraibano Samba Se Ata lança “Sambada dos Erês”, seu segundo EP autoral

Grupo paraibano Samba Se Ata lança “Sambada dos Erês”, seu segundo EP autoral

O grupo Samba Se Ata lança ‘Sambada dos Erês’, segundo disco da banda. O novo trabalho reúne quatro faixas que misturam composições autorais, músicas de domínio popular e parcerias. O disco já está disponível nas principais plataformas de áudio e pode ser acessado diretamente em www.bit.ly/spotifysambadadoseres .

 

A história do EP se mistura com a trajetória da banda. As sete amigas, que tocavam juntas em momentos de descontração, amadureceram profissional e pessoalmente. Aprendendo a fazer música, enquanto também se tornavam mães e tias na vida privada, as integrantes compuseram as primeiras canções do disco como presentes para os ‘chás de bebê’, que apelidaram de ‘Samba de bebê’.

 

“O processo de composição começa justamente com um presente para a primeira mãe do grupo. Depois seguiram outras gestações nossas e de mulheres próximas, e cada uma delas recebeu seus ‘sambas de bebê’. Assim, fizemos músicas para essas crianças, para guiar a vida delas ao longo dos anos, mas também para as mães de primeira viagem. E nesse processo todas nós nos tornamos tias. Então, resgatamos também a homenagem às tias do samba, como a Tia Ciata”, conta Bruna Ávila, uma das compositoras.

 

O repertório de Sambada dos Erês reúne esses “sambas de bebê” com músicas com a mesma identidade lúdica: No colinho de Iemanjá (com Aydê Menina), Marinheiro Só (com Ayô) e Oxum Menina (com Luna Chega). A outra faixa é Encanto, composição conhecida na voz de Clementina de Jesus como Canto II, que ganha novos arranjos e a presença das próprias crianças Aydê, Ayô e Luna, inspiradoras dos “sambas de bebê”, nas gravações.

 

Essa familiaridade das crianças com o repertório e com os shows de Sambada dos Erês, já apresentados em João Pessoa e em estados vizinhos, aparece na desenvoltura delas nas faixas do EP.  “Tivemos momentos de ensaio específico para o disco. Mas a vivência das crianças com as apresentações e o repertório fez diferença para essa espontaneidade e talentos serem captados no estúdio. Com muita fluidez tivemos esse ‘conseguimento’, uma palavra de Luna, que nos apresenta na última faixa, como é tocar o agogô no toque do Ijexá”, relata Suzany Silva, integrante da banda e mãe de Ayô.

 

O lançamento do EP será celebrado com um *show gratuito neste sábado (20), às 16h, no Armazém do Campo, no bairro Castelo Branco, em João Pessoa*. O projeto conta com financiamento do Fundo Municipal de Cultura, com recursos da Lei Aldir Blanc.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso