O curta-metragem paraibano ‘Axé Meu Amor’ será exibido pela primeira vez em João Pessoa nesta quarta-feira (3), no Cine Aruanda, dentro da UFPB. A sessão, que é gratuita, começa às 19h e contará com a presença do diretor Thiago Costa e parte do elenco.
O evento é parte da mediação cultural artística promovida pela disciplina de Jurema Sagrada da UFPB, após a exibição, haverá um bate-papo sobre a relação entre a Jurema e o audiovisual.
Com 18 minutos de duração, ‘Axé Meu Amor’ é uma ficção inspirada na história real de Mãe Renilda, uma juremeira e candomblecista da Paraíba. O filme, rodado no estado em 2022, tem um caráter pioneiro, sendo o primeiro projeto financiado pela Amazon na Paraíba.
Segundo o diretor Thiago Costa, a obra é, acima de tudo, “um filme sobre amor” que explora o cotidiano da fé. Ele destaca a importância do projeto para sua carreira, que nasceu no Laboratório Negras Narrativas e se desenvolveu ao longo de quatro anos.
Sinopse
Na trama, a personagem Mãe Bené, interpretada por Mãe Renilda, descobre que a vida de sua mãe de santo está em perigo. Para salvá-la, ela parte em uma jornada em busca de seu sagrado. A mãe de santo é vivida por Vó Mera, uma importante figura da cultura popular paraibana.
O diretor Thiago Costa, natural de Bananeiras, tem se destacado no cenário nacional. Em 2022, seu filme “Calunga Maior” venceu o prêmio de Júri Popular no Festival de Brasília.