O município de Dona Inês sedia, desta quarta, 27, até domingo, 31, o Festival de Inverno das Serras, promovido pelo Fórum de Turismo Sustentável do Curimataú com o apoio da prefeitura municipal de Dona Inês, Sebrae PB e patrocínio do Banco do Nordeste e Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura. Este é o quinto município a sediar o evento que já passou por Serra da Raiz, Barra de Santa Rosa, Cuité e Araruna, e acontece agora em Dona Inês e, de 10 a 13 de setembro, em Cacimba de Dentro, finalizando a edição 2025.
O Festival de Inverno das Serras surgiu em 2023, em Dona Inês, e a ideia foi ampliada para incluir mais municípios serranos. O objetivo é contribuir para a interiorização do turismo e fomentar o empreendedorismo no setor através de oficinas e capacitações nas áreas de teatro, cinema, gastronomia, música, artesanato, artes.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
A cada edição os municípios participantes se preparam para receber os visitantes e turistas com exposições, feira gastronômica, feira de artesanato, apresentações musicais. O presidente do Fórum do Curimataú, Ricardo Câmara, ressaltou a importância do apoio dos patrocinadores para a realização: “O FIS está sendo um sucesso de público neste primeiro ano integrando os seis municípios com uma extensa programação de oficinas para deixar um aprendizado e também está oferecendo apresentações de alto nível, graças aos nossos apoiadores”, afirmou.
Dona Inês – O município é conhecido pelas belezas naturais de serras, lajedos, cachoeiras, a famosa Mata do Seró, a Cruz da Menina e a Comunidade Quilombola. Com uma gastronomia criativa, possui restaurantes rurais que tem atraído turistas que buscam, na natureza e na cultura, aventuras e também contemplação e descanso. Contam que uma mulher de nome Inês, branca, fugiu de um engenho em Pernambuco para viver com seu amor, um escravo, e se estabeleceu na região.
A abertura oficial do Festival de Inverno das Serras em Dona Inês acontece nesta quarta-feira, 27, às 20h, com apresentação da Banda de Pífano seguida da Filarmônica 12 de Agosto e do Grupo de Flauta Rebentos e Percussão Eco Batuque, além de show com Laís Santos, no Pavilhão Central. Outros destaques da programação durante a semana são atividades de ecoturismo, como a trilha para a Pedra Lavrada com rapel, e a visita ao Quilombo Cruz da Menina. Confira toda a programação:
- Quarta-feira, 27.08
9h às 11h e 14 às 17h – Oficina de Roteirização para Cinema com Torquato Joel
Local: Museu Municipal
Oficina de Atuação em Teatro e Cinema com Fabiola Moura
Oficina de Palhaçaria com a Trupe Arlequim
Local: Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos SCFV
19h30- Abertura da Exposição de Arte de Ronaldo Ferreira
Local: Museu Municipal
20h – Abertura Oficial da edição Dona Inês do FIS 2025 com a presença de autoridades e shows
- Quinta-feira, 28.08
9h – Oficina de Roteirização de Cinema
9h – Oficina de Atuação em Teatro e Cinema
9h – Oficina de Palhaçaria
9h e 15h – Oficina de Contação de Histórias
Local – Cemcap
15h – Mostra de Cinema na Câmara Municipal
19h – Cortejo de Cultura Popular com Boi de Reis, Banda de Pífano, Babau, Maculelé e Quadrilha pelas ruas do centro da cidade até o Pavilhão Central
22h – Show musical com Neco Lobão e Banda
- Sexta-feira, 29.08
8h – Passeio Turístico Caminho das Ararunas – Trecho 2
9h – Encontro de Palhaços Local: Ginásio José Eugênio
14h – Oficina de Argila
Local: Quilombo Cruz da Menina
16h – Visita ao ateliê do artista Sérgio Teófilo
16h40 – Café Quilombola
19h30 – Concerto da Orquestra Prima
Local: Igreja Matriz
22h – Show musical com Beto Phorlux, Tadeu Matias e Renata Arruda
Local: Pavilhão Central
- Sábado, 30
9h – Trilha para a Pedra Lavrada com Rapel
12h – Almoço no Rancho Gomes
14h – Torra de Café com Vivências
17h – Lançamento dos livros: “Lendas e histórias de 50 cidades”, de Palmari Lucena e “Os fios tecidos da vida”, de Geraldo Beltrão
Local: Museu Municipal
20h – Apresentação da peça teatral “O Rico e o Avarento” com a Cia Artística Fascinart
Local: Pavilhão Central
21h30 – Apresentação musical do grupo Metal contra as Nuvens – Tributo ao Legião Urbana, Banda Funkeria e Fuba e Banda
- Domingo, 31
8h – Roteiro turístico com trilha ecológica para o restaurante da Mata do Seró
11h30 – Almoço no restaurante rural com forró pé de serra