Política

Lula recebe Hugo Motta e Davi Alcolumbre e destaca relação de ‘amizade’ e ‘compromisso democrático’


03/02/2025

Aperto de mãos entre presidente Lula (PT) e novos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR

Da Redação / Portal WSCOM



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (3), no Palácio do Planalto, os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), respectivamente. Durante o encontro, o petista enfatizou sua proximidade com os parlamentares e garantiu que manterá um diálogo constante com o Congresso antes de enviar projetos do governo.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

“Eu estou muito feliz porque, primeiro, sou amigo dos dois. Tenho conhecimento do compromisso democrático que os dois têm”, declarou Lula.

Ele ressaltou que a relação entre os Poderes será harmônica e baseada no respeito institucional.

“Jamais eu mandarei um projeto para a Câmara dos Deputados ou para o Senado sem antes ouvir as lideranças dos partidos políticos, que são os que vão brigar lá dentro para aprovar os projetos”, complementou.

Durante a reunião, Lula destacou a importância da estabilidade política e celebrou a relação construída com os novos chefes do Legislativo. “Hoje essa fotografia aqui é a concretização de um compromisso com a democracia que todos nós firmamos há muito tempo”, afirmou o presidente, ressaltando que a convivência entre os Poderes servirá de exemplo para o futuro.

A cerimônia ontou com a presença de ministros e líderes do governo no Congresso, incluindo Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação da Presidência) e Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência).

Governabilidade

Hugo Motta e Davi Alcolumbre reforçaram a disposição para contribuir com o avanço da pauta governamental. O novo presidente do Senado destacou que o Brasil “não tem tempo para crises” e reafirmou seu compromisso com a agenda do Executivo. Já Motta, que conquistou 444 votos dos 513 deputados federais, afirmou que buscará manter uma agenda produtiva com o governo e pregou harmonia entre os Poderes.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.