O juiz convocado Miguel de Britto Lyra Filho da 3ª Vara Cível da Capital, e que integra a composição do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), negou em decisão publicada nesta terça-feira (11), uma liminar em agravo de instrumento interposto pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Bayeux para anular a eleição indireta para prefeito do município que deve ocorrer na próxima quinta-feira (13).
Em seu pedido, a Câmara argumentou que uma nova eleição causaria ainda mais instabilidade no município já que vem sofrendo com a consequente troca de gestores. O magistrado, por sua vez, destacou que “parece ser mais propício ao fomento da instabilidade social a tentativa da Mesa Diretora da Câmara de não fazer aplicar os ditames vigentes na Lei Orgânica do Município, para o preenchimento da vacância dos cargo na situação ora vivenciada”, diz trecho.
Com isso, a Câmara Municipal de Bayeux deverá realizar a eleição indireta nesta quinta. Seis chapas concorrem ao pleito, onde além do prefeito interino Jefferson Kita e do presidente da Câmara, Inaldo Andrade, também concorrem Carlos Antônio dos Santos, Luciene Andrade Gomes Martinho (Luciene de Fofinho) e Ardinildo Moraes dos Santos.
Os candidatos eleitos para os cargos de prefeito e vice-prefeito tomarão posse no Plenário da Câmara Municipal, em sessão solene, às 19h do dia 15 de agosto.
Escrito por: Edney Oliveira