Paraíba

João Pessoa fará projeto de aterramento da fiação no Centro Histórico; órgãos definem ação de reorganização


23/07/2025

Portal WSCOM

A reorganização da poluição visual causada pelos fios emaranhados nos postes de João Pessoa começa a ganhar forma. A Prefeitura da capital vai iniciar pelo Centro Histórico, na Rua General Osório, o projeto de aterramento dos eletrodutos. O plano deve ser entregue em até três meses, segundo o g1.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

A medida faz parte de uma série de ações definidas em audiência pública realizada nesta quarta-feira (23) no auditório do Ministério Público Federal (MPF), que reuniu representantes da prefeitura, da Energisa, da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), Câmara Municipal, Procon e outros órgãos públicos. Na ocasião, ficou acertada a formação de um comitê municipal para debater e organizar novas ações de reordenação em outras ruas da capital.

A Prefeitura de João Pessoa se comprometeu ainda a elaborar, em até três meses, um projeto de aterramento de eletrodutos na Rua General Osório, além de produzir, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), um relatório detalhado sobre os avanços do ordenamento. Já a ANID avalia o uso de um cabo de fibra óptica único e compartilhado entre as empresas associadas, medida que pode reduzir a sobrecarga nos postes.

A Energisa, por sua vez, afirmou que irá estudar a criação de uma tarifa única por poste, que seria dividida entre as empresas de telecomunicações. A concessionária também deverá estabelecer normas de transição para regularizar a situação de empresas que já utilizam os postes. Em relação ao projeto de enterramento, a Energisa declarou não se opor, mas alertou que as ligações subterrâneas para os consumidores não serão de responsabilidade da concessionária.

Durante a audiência, o MPF também anunciou que irá acionar judicialmente uma empresa de telecomunicações para exigir a retirada de cabos instalados de forma irregular em João Pessoa. Uma nova reunião entre as partes está agendada para o dia 7 de agosto.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.