Música

João Pessoa celebra Mês do Rock com festival dedicado à cena independente paraibana


08/07/2025

Por Delos Sidney - Publicitário, Músico e Produtor Cultural

A cena underground paraibana está mais viva do que nunca. Hoje, João Pessoa já se destaca como um dos polos de bandas autorais no Nordeste, com um movimento crescente que valoriza o rock em suas diversas vertentes do punk ao metal.

Um dos principais marcos dessa efervescência cultural é o Pátio da Música Urbana, espaço onde mais de 100 bandas já se apresentaram desde sua criação. O local oferece, todos os meses, ao menos duas apresentações gratuitas, fortalecendo a conexão entre músicos independentes e o público que valoriza a música autoral.

Nos últimos anos, outros espaços têm surgido e ampliado o alcance da cena, como a Vila do Porto, Mofado Bar, General Store, Caravela Cultural, entre outros. E foi em 2025 que João Pessoa foi surpreendida com uma iniciativa que rapidamente se tornou referência: o Rock na Usina.

O Rock na Usina é resultado da união de músicos de bandas autorais paraibanas, em parceria com a Usina Energisa, com o objetivo de criar um palco fixo para o rock independente. Com quatro edições realizadas até agora, o projeto prepara um novo passo em julho: a transformação do evento em um festival de grande porte, em comemoração ao Mês do Rock.

Vem aí o Rock na Usina Festival

Marcado para o dia 12 de julho, a partir das 13h, o Rock na Usina Festival promete uma edição histórica. O evento contará com sete bandas, tenda eletrônica com 3 DJs, feirinha criativa e gastronômica, espaço para o game Rock Band e até uma mini pista para aulas de skate voltadas a iniciantes.

Confira o line-up das bandas que vão agitar o festival:

Equidade (Rap/Rock)

Ode Insone (Doom/Gothic)

Crânio (Trash)

Carcassa (Crust/Grind)

Incessante (Groove/Metal/Core)

Dead Nomads (Punk Rock)

Headspawn (Groove/Metal)

Na tenda eletrônica, os DJs Ozzy, Vênus e Misandri comandando as pickups, garantindo ainda mais diversidade sonora ao festival.

A cena independente vive do apoio do público. Ao comparecer aos eventos, você não apenas curte boa música, mas fortalece o trabalho de artistas que se dedicam à arte com paixão, criatividade e resistência. Apoiar o rock autoral é também valorizar a cultura local, dar visibilidade a talentos muitas vezes ofuscados pelos grandes centros e fazer parte de um movimento que cresce a cada dia.

O Rock na Usina Festival é mais do que um evento é um símbolo da força criativa da Paraíba. Leve seus amigos, compartilhe, viva a experiência e ajude a manter esse movimento pulsando. Porque o rock autoral paraibano merece e precisa ser ouvido.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.