Economia & Negócios
Inova Cooperar 2025 reúne lideranças de todo o país em João Pessoa
15/02/2025

Da Redação
Lideranças do cooperativismo de todo o Brasil, parlamentares e gestores públicos reuniram-se, nesta quinta e sexta-feira, em João Pessoa, na 3ª edição do Inova Cooperar. O evento é uma iniciativa da Unimed João Pessoa, do Sistema OCB/PB e da Sicredi Evolução. A programação trouxe painéis, palestras e debates sobre o futuro do cooperativismo, as tendências do mercado, o cenário político e soluções para impulsionar o desenvolvimento do setor.
A solenidade de abertura aconteceu na noite de ontem e contou com a presença do governador do Estado da Paraíba, João Azevedo. Ele ressaltou a importância do cooperativismo para o crescimento da Paraíba. “O cooperativismo tem revolucionado regiões inteiras deste País, e terá todas as condições, aqui na Paraíba, para se fortalecer”, disse.
Hoje, a programação foi aberta pelos presidentes das instituições parceiras na organização do evento Gualter Ramalho (Unimed João Pessoa), André Pacelli (Sistema OCB/PB) e João Bezerra Júnior (Sicredi Evolução). Os dirigentes ressaltaram a importância do evento, que representa a união do movimento cooperativista da Paraíba.
“O Inova Cooperar, nessa terceira edição, concretiza esta sintonia, esta sinergia que hoje existe entre as cooperativas Unimed João Pessoa, Sicredi Evolução e o Sistema OCB/PB, unindo forças para que o cooperativismo seja mais punjante, mais reconhecido pela sociedade como um movimento que agrega pessoas e promove o desenvolvimento econômico e social, sobretudo neste Ano Internacional das Cooperativas”, afirmou Pacelli.
O presidente da Unimed João Pessoa celebrou o sucesso do evento que já se consolida no calendário de eventos de gestão com foco modelo de negócios cooperativos. “O futuro do cooperativismo depende da capacidade de inovar e colaborar. O Inova Cooperar é um espaço para trocar ideias, experiências e conhecimentos, fomentando a criação de novas soluções e modelos de negócios que impulsionem o desenvolvimento do setor”, destacou Gualter Ramalho.
Já o presidente da Sicredi Evolução elogiou as discussões sobre o cenário econômico e frisou o papel da instituição para o desenvolvimento local. “O Sicredi comemora o exercício de 2024, consolidado com uma distribuição de resultados de 6,7 bilhões de reais. Esse resultado retroalimenta e fomenta o crescimento da economia local. O ecossistema Sicredi Evolução, que é a maior instituição financeira cooperativa do Nordeste, faz parte deste macroprojeto e conseguiu colocar na economia local, nesse ano, o maior resultado dos seus 35 anos de fundação: uma cifra de R$ 104 milhões de reais. Encerro a minha fala dizendo que gente que coopera cresce”, disse João Bezerra Júnior.
Cenário nacional
“O Papel do Cooperativismo no Cenário Econômico Nacional” foi o tema do painel que teve como palestrantes o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas e o deputado federal Arnaldo Jardim, presidente Frente Parlamentar do Cooperativismo na Câmara dos Deputados. Moderado por André Pacelli, o painel trouxe reflexões sobre a força e o potencial das cooperativas na geração de oportunidades e melhoria da qualidade de vida da população.
O presidente do Sistema OCB avaliou o atual cenário do cooperativismo e destacou a importância da representação político-institucional, que tem proporcionado avanços ao setor como a inclusão dos pleitos do cooperativismo na Reforma Tributária e a aprovação da lei que regulamenta a entrada das cooperativas no mercado de seguros.
Freitas também falou sobre as boas perspectivas para o setor em 2025, Ano Internacional das Cooperativas. “As Nações Unidas reconhecem o que vocês fazem em mudar a qualidade de vida das pessoas na base. O mundo reconhece que a presença do cooperativismo tem sido transformadora na sociedade. Isso é muito importante e nós temos uma grande janela de oportunidade para estar mostrando o que nós fazemos com muito esforço e dedicação”, afirmou.
O presidente da Frencoop, deputado federal Arnaldo Jardim, reforçou o compromisso dos parlamentares que compõem a Frente com a defesa do cooperativismo. “A Frente é composta por deputados de todos os estados, senadoras e senadores de todas as correntes políticas, que se somam em torno de bandeira comum: acreditar no cooperativismo. Nós somos, acima de tudo, pessoas que acreditam na forma de produzir, no jeito de pensar, distribuir renda e criar oportunidades do cooperativismo”.
Lideranças cooperativistas e políticas
O evento contou, ainda, com a participação do presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Junior, do diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, César Bochi, do presidente da Central Sicredi Nordeste, Wilson Ribeiro, e do conselheiro substituto do TCE-PB, Marcus Vinícius Carvalho Farias, que representou o presidente do Tribunal de Contas.
No turno da tarde, houve palestras com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, além do senador Efraim Filho e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro, que ao final foram homenageados pela relevância de sua atuação em prol do desenvolvimento do cooperativismo e da economia. Também estiveram presentes os dirigentes Eduardo Gatto (Sistema Ocern), José Alberto Batista (Sistema Oceb); João Nicédio (Sistema OCB CE); Pedro D’Albuquerque (Sistema OCB/PB), além do ex-secretário da Agricultura, Rômulo Montenegro.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.