Economia
Haddad diz que meta fiscal depende de esforço conjunto entre os Três Poderes
Ministro da Fazenda destacou que a arrecadação do terceiro trimestre superou as projeções, mas reforçou a necessidade de apoio institucional para o cumprimento da meta fiscal.
08/07/2025

Fernando Haddad (Foto: Reprodução)
Anna Barros
Para que a meta fiscal de défict zero seja atingida neste ano, o Executivo deve contar com o apoio do Judiciário e do Legislativo. Essa afirmação foi feita pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta terça-feira (8).
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
De acordo com Haddad, deve ser feita uma contribuição conjunta para realizar cortes de gastos.
“É uma tarefa dos Três Poderes cumprir a meta do ano. Se cada Poder for usar das suas prerrogativas para ampliar o gasto, não conter o gasto e não contribuir para o corte de gasto tributária, que no Brasil chegou a patamares absurdos, nós vamos ter mais dificuldade de cumprir a meta. Mas nós estamos dentro do cronograma até aqui”, afirmou.
O ministro também comentou o impasse sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e destacou que, mesmo sem o aumento da tarifa, a arrecadação do terceiro trimestre do ano superou as expectativas.
Haddad também falou sobre o imbróglio envolvendo o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), destacando que a arrecadação no terceiro trimestre do ano “veio bem”, independentemente do montante esperado com o aumento da cobrança do imposto.
“A arrecadação veio acima do projetado pela Receita Federal, então isso traz algum conforto. Mas nós estamos ainda exigindo medidas para cumprir a meta deste ano”, disse.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.