Economia
Governo entrega hoje plano contra impacto de tarifas dos EUA, afirma Haddad
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirma que medidas emergenciais serão apresentadas ainda hoje
06/08/2025

Foto: Diogo Zacarias/MF
Lara Ribeiro
Nesta quarta-feira (6), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que o plano de contingência do governo federal para auxiliar empresários que foram mais afetados pelo tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, será entregue ainda hoje pela equipe econômica ao Planalto.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
O responsável pelo anúncio das medidas será o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que escolherá quais medidas serão, de fato, impostas.
‘Vamos ter um plano muito detalhado para atender, sobretudo, os pequenos empresários, que não tem alternativa aos Estados Unidos”, disse Haddad. De acordo com ele, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) organiza um relatório detalhado “empresa por empresa”, com uma análise setorial de dados.
Haddad informou ainda que terá uma reunião remota no dia 13 de agosto com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent. A ideia é tratar de questões econômicas entre os dois países.
“Obviamente, a depender da qualidade da conversa, ela pode se desdobrar em uma reunião de trabalho presencial. Aí com os ânimos já orientados no sentido de um entendimento entre os dois países”, afirmou.
Lula, Haddad e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, haviam se reunido nesta última terça (5), no Planalto, para tratar de detalhes finais do plano.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.