Futebol

Futebol paraibano pode repetir feito negativo de 2020 no Brasileirão; reação do Botafogo-PB pode evitar marca


21/07/2025

Diego Arruda/Portal WSCOM

O Treze está matematicamente sem chances de classificação para o mata-mata do Brasileirão Série D, após ser derrotado na partida de ontem (20), em casa, para o América-RN, por 2 a 1. Outro paraibano na competição, Sousa, já estava eliminado com antecedência.

Com duas vagas anualmente na competição, o estado tem tido boas campanhas nas edições anteriores, chegando a brigar diretamente por acesso a Série C. Inclusive, o Treze bateu na trave, em 2024, quando caiu na fase do acesso. Na mesma situação, o Sousa também ficou no quase, em 2023. A Paraíba conquistou seu último acesso em 2021, com o Campinense, que terminou vice-campeão do torneio.

O péssimo ano de 2020

Representada pelo Atlético de Cajazeiras e Campinense, a Paraíba foi eliminada na primeira fase da Série D.

Na Série C, com Treze e Botafogo-PB, acabou vendo suas duas equipes lutando na última rodada em um confronto direto para permanecer na divisão. Acabou dando Belo, que se salvou, mas não se classificou, encerrando o ano do estado sem nenhuma classificação nas Séries C e D, além de um descenso.

Botafogo-PB é esperança

Com um início negativo na terceira divisão, o Belo encerrou na 11° rodada, de um total de 19, dentro do Z-4. Após mais uma troca no comando técnico, o velho conhecido da torcida, Evaristo Piza voltou e já registra duas vitórias em dois jogos.

Agora, dado o equilíbrio da competição, a situação é outra. Fora da zona de rebaixamento e já próximo do G-8, o clube tem seis jogos para manter a arrancada e garantir uma vaga na próxima fase do certame.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.