Internacional

Falso perfil de jornalista publica boato de morte de Mandela e engana famosos no

mentira


10/06/2013

 Nelson Mandela é a mais nova vítima de um hoax (farsa) na internet. Milhares de pessoas caíram na mentira que se espalhou no Twitter a partir da noite de domingo (9), de que o ex-líder sul-africano teria morrido enquanto dormia.

Mandela, na verdade, continua internado em um hospital de Pretoria, com infecção pulmonar e em “estado grave, mas estável”, de acordo com o que divulgou o atual presidente da África do Sul, Jacob Zuma.

O responsável por dar início ao boato foi um perfil falso do apresentador da rede de TV Americana CNN, Piers Morgan, que postou a notícia precedida por um aviso de “urgente”.

“O porta-voz de Nelson Mandela confirmou a notícia trágica de que ele morreu nesta tarde, enquanto dormia”, dizia o tuíte.

O post foi rapidamente retuitado por mais de 1300 pessoas. O tenista espanhol Rafael Nadal, vencedor de Roland Garros neste fim de semana, foi um dos que caíram na mentira. Ele tuitou na manhã desta segunda-feira a seguinte mensagem:

— Hoje perdemos uma das pessoas mais importantes e relevantes do nosso mundo. Descanse em paz, #NelsonMandela.

A conta que originou o boato – embora traga a mesma fotografia do perfil oficial do jornalista Piers Morgan – é uma paródia, e tem o endereço @piersnorgan.

Em março deste ano, o mesmo perfil já havia tuitado sobre a falsa morte de Mandela.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //