Futebol

Ex-seleção alemã anuncia que é gay: ‘Quero avançar com a discussão’

foi pra copa


08/01/2014



Thomas Hitzlsperger precisou aguardar a sua aposentadoria para revelar ao mundo sua opção sexual. O ex-jogador de Aston Villa e Stuttgart e da seleção alemã confirmou em entrevista à revista "Zeit" que é gay. Ele pretende dar seguimento no combate ao preconceito dentro do futebol.

– Estou falando sobre ser gay porque quero avançar com a discussão sobre homossexualidade entre profissionais e estrelas do esporte. Perceber que eu era gay foi um processo longo e difícil. A homossexualidade não é um assunto sério para discussão na Inglaterra, Alemanha ou Itália – ao menos não dentro do vestiário. Nunca tive vergonha pelo fato de ser o que eu sou. Somente nos últimos anos eu percebi que preferia viver com um homem – disse.

Ainda nesta quarta-feira, o zagueiro brasileiro Alex causou polêmica na França ao tocar no assunto.Jogador do Paris Saint-Germain, ele afirmou que "Deus criou Adão e Eva, não Adão e Ivo". A declaração foi revelada pelo jornal "Le Parisien" antes de um programa que irá ao ar no "Canal +".

Meio-campista, Hitzlsperger aposentou-se precocemente em setembro de 2013 após uma série de lesões. Revelado nas divisões de base do Bayern de Munique, ele foi cedo para a Inglaterra, onde defendeu o Aston Villa nos primeiros anos de sua carreira profissional. O alemão deu adeus ao futebol com a camisa do Everton no ano passado. Pela seleção, marcou seis vezes em 52 jogos e disputou a Copa do Mundo de 2006 e a Eurocopa de 2008.
Em 2012, Thomas já havia falado sobre o tema em entrevista ao mesmo veículo.

– Eu não sei se é perigoso (assumir), é especulação. Provavelmente depende de quem anuncia e como. Em ambos os casos o pior é uma possibilidade: o fim de sua carreira. O futebolista que é abertamente gay teria que estar preparado para isso. Ele não se deve deixar guiar pelos que os outros pensam e dizem sobre ele. Por oturo lado, também pode se tornar um grande modelo para estrelas do esporte e outras pesssoas que ainda não tenham sido capazes de lider com sua homossexualidade. Os torcedores são muito complexos – você tem todas as idades dentro de um estádio. É por isso que você não pode descartar nenhuma reação fora do comum. Mas acho que para a grande maioria não seria problema.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //