Paraíba

Estacas que davam sustentação a bares começam a ser retiradas em lâmina d’água n

Reurbanização


09/11/2015

As 560 estacas que davam sustentação aos bares na lâmina d’água da Praia do Jacaré, já começaram a ser retiradas nesta segunda-feira (9). O procedimento, que está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Cabedelo com o apoio do Exército e da Capitania dos Portos da Paraíba, deve durar 15 dias. A ação faz parte do projeto de reurbanização do novo Parque do Jacaré. O objetivo é causar o mínimo de dano ambiental possível e oferecer toda a segurança aos trabalhadores e navegadores da área.

Durante esse período de trabalhos está a navegação de embarcações nas imediações do Parque do Por do Sol do Jacaré das 6h às 17h. As apresentações do Bolero de Ravel e da Ave Maria continuam normalmente, sempre no final da tarde.

“Em ensaio prévio na semana passada identificamos os melhores procedimentos de forma a realizarmos, no menor tempo possível, o serviço, considerando aspectos sobre dano ambiental e segurança dos trabalhadores. Estamos utilizando uma balsa onde trazemos dois caminhões caçamba e um munk, além de motosserras e embarcações de apoio”, detalhou o oficial subcomandante da Capitania dos Portos, Marcos Alves.

O material residual da operação será estocado provisoriamente em um terreno da Marinha, próximo ao Jacaré, para posterior incineração ou outro destino adequado. As 560 estacas retiradas são de madeira, que medem de 6 a 10 metros de comprimento, e de colunas de concreto do mesmo tamanho.

Parque do Jacaré
As intervenções no Parque Municipal Turístico do Jacaré seguem o que está previsto no projeto arquitetônico apresentado e aprovado pelo Ministério Público Federal (MPF) e demais órgãos de controle da área. Nele, constam algumas intervenções de responsabilidade do Estado, como obras de drenagem, saneamento e infraestrutura de acesso.

O novo Parque do Jacaré contará com praça de alimentação com 15 estabelecimentos; área de serviços (bancos, correios, informações turísticas, policiamento, dentre outros) com mais 12 boxes; além do espaço para 4 grandes restaurantes que ficarão situados em bases elevadas, possibilitando a ampla visibilidade do espetáculo realizado no rio. A área também contemplará a valorização dos espaços verdes já existentes, locais para passeios públicos, praças e, principalmente, uma área maior para o público contemplar o Pôr do Sol.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //