CBF deve reconhecer título de Campeão Brasileiro da Série B de 1986 para o Treze e outros três clubes

Parecer jurídico abre caminho para homologação do Torneio Paralelo de 1986 como campeonato nacional; decisão beneficiará Treze, Central, Inter de Limeira e Criciúma

Taça do Campeonato Brasileiro Série B 2025 (Foto: Staf de Imagens / CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deu um passo importante para corrigir uma lacuna histórica no futebol brasileiro. O departamento jurídico da entidade emitiu parecer favorável ao reconhecimento do Torneio Paralelo de 1986 como equivalente ao Campeonato Brasileiro da Série B, o que garantirá o título nacional a quatro clubes: Treze-PB, Central-PE, Inter de Limeira-SP e Criciúma-SC.

O processo agora segue para análise da Diretoria de Competições e, em seguida, será homologado pelo presidente da CBF, Samir Xaud. Se confirmado, será o primeiro título nacional da história do Treze e do Central, enquanto Criciúma e Inter de Limeira ampliarão suas galerias de conquistas.

A mobilização pelo reconhecimento começou com Treze e Central, que mantêm até hoje a memória do feito registrada em seus estádios. Mais recentemente, Inter de Limeira e Criciúma se uniram ao pleito, formalizado em 2023 com apoio das federações estaduais da Paraíba, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina.

A presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) e vice-presidente da CBF, Michelle Ramalho, destacou o avanço do processo.

“Foi um trabalho que começou lá atrás e está perto de um desfecho feliz para os clubes. A CBF, na gestão do Samir Xaud, vem se empenhando em revisitar o passado e trazer justiça. Não só o Treze, mas também Central, Inter de Limeira e Criciúma tiveram os méritos, e nada mais justo do que reconhecer todos como legítimos campeões da Série B de 1986”, afirmou.

O argumento apresentado pelos clubes se baseou no fato de que torneios semelhantes da época, como a Taça de Prata, já foram reconhecidos como competições nacionais, pois tinham a mesma função: qualificar equipes para a elite do futebol brasileiro. Outro ponto favorável é que o reconhecimento não interfere no ranking da CBF, já que este considera apenas os resultados dos últimos cinco anos.

 

Equipe do Treze em 1986: Galo venceu um dos grupos do Torneio Paralelo, o equivalente à Série B daquele ano (Foto: Reprodução/Retalhos Históricos de Campina)

 

Como foi o Torneio Paralelo de 1986

Disputado por 36 clubes, divididos em quatro grupos de nove, o Torneio Paralelo dava vaga na segunda fase do Brasileirão daquele ano apenas aos campeões de cada chave. Os classificados foram exatamente Treze, Central, Inter de Limeira e Criciúma, que garantiram o acesso imediato à elite.

Na fase seguinte, já integrando a Série A de 1986, o Criciúma terminou na 15ª posição, a Inter de Limeira em 16º, o Treze em 35º e o Central em 36º.

Apesar das campanhas modestas, a conquista foi simbólica. O título da Série B de 1986 significará, para Treze e Central, o primeiro troféu nacional de suas histórias. Já o Criciúma soma a Copa do Brasil de 1991, além dos títulos da Série B de 2002 e da Série C de 2006. A Inter de Limeira tem, entre outros feitos, a Série B de 1988.

Impacto no futebol paraibano

Caso confirmado, o título de 1986 será o segundo de nível nacional do futebol paraibano. O primeiro foi conquistado em 2013, quando o Botafogo-PB levantou a taça da Série D do Campeonato Brasileiro.

A expectativa agora é sobre como a CBF fará o anúncio. Ainda não está definido se haverá uma solenidade oficial ou se o reconhecimento será apenas comunicado por meio de nota.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo