O ATHLETICO-PR É CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL!
No Beira-Rio, os visitantes venceram o Internacional por 2 a 1 e conquistaram o torneio nacional de mata-mata pela primeira vez. Esse é o único título da Copa conquistado por uma equipe paranaense.
Os gols da partida foram marcados por Léo Cittadini e Rony, pelos campeões, e Nico López do lado colorado.
Na ida, em Curitiba, na ida, o Athletico-PR venceu a partida por 1 a 0, gol de Bruno Guimarães.
Recorde e clima de final
Nunca o novo Beira-Rio recebeu tanta gente: 50.355 presentes, o maior público desde a reforma do estádio.
Antes do jogo começar, as tradicionais ‘Ruas de Fogo’ carregaram o ônibus e o ânimo dos atletas colorados.
Começo pegado
O Inter, precisando do gol, começou tentando pressionar, e logo no primeiro minuto Nico López levou perigo ao gol, exigindo defesa de Santos.
Entretanto, sem D’Alessandro, faltava criatividade. Apesar de ficar no banco de reservas, o argentino foi vetado pelo departamento médico por lesão muscular na coxa direita e sequer calçou as chuteiras.
A partida era mais pegada que jogada. Apenas nos primeiros minutos, Wellington e Guerrero se chocaram, e logo depois o mesmo houve com Rony e Lindoso. Em seguida, Nico López levou cartão amarelo após deixar o pé em Léo Pereira e ambos se estranharem.
A partir do meio da primeira etapa, o jogo ficou mais jogado.
Com 23 minutos, um golaço do Athletico. Rony começa o contra-ataque e lança Marco Ruben na referência. O argentino rola no meio para Léo Cittadini, que chega pelo meio, limpa a jogada e, cara a cara, desloca Lomba para fazer 1 a 0 para os visitantes.
O meio campista se tornou titular da equipe de Tiago Nunes apenas a partir da partida de volta das quartas-de-final da Copa do Brasil, na virada contra o Grêmio.
Como resposta, o Inter aumentou o volume de jogo e viu resultado. Aos 30, a bola ficou pipocando na área dos paranaenses, indo de um lado para o outro, até que Guerrero chutou, Lindoso cabeceou no travessão, e, finalmente, Nico López tocou para o fundo do gol.
Nico López comemora seu gol na final da Copa do Brasil Gazeta Press
Até o intervalo, o Colorado dominou e criou boas chances, com Guerrero, Nico López e principalmente Patrick, quando cruzou uma bola direto e quase surpreendeu Santos. A única boa chance do Athletico no final foi quando Khellven tentou um gol olímpico e quase teve sucesso.
Segundo tempo mortal
Os mandantes foram para o vestiário com 66% de posse de bola, contra 34% dos visitantes. Buscando mais ainda o gol, Odair voltou para os últimos 45 minutos com Rafael Sóbis no lugar de Patrick.
O ídolo colorado logo fez diferença e testou Santos em falta longa. O treinador queria mais e tirou Bruno para entrar Nonato.
Ainda mais ofensivo, Cuesta e Wellington Silva criaram ótimas chances antes dos 15 minutos do primeiro tempo.
O Athletico conseguiu se segurar e controlar a partida, deixando os mandantes longe da área.
O Inter seguiu buscando o gol, mas quem assustou foi Marcelo Cirini, que entrou no lugar de Marco Ruben. Após cruzamento de Rony, o atacante chegou antes de Cuesta e fez a bola triscar a trave com uma cabeçada perigosa.
Como uma última alternativa, Guilherme Parede entrou no lugar de Wellington Silva, mas o Colorado ainda criava muito pouco. No que seria a melhor chance do jogo, Léo Pereira foi providencial e cortou um passe que deixaria Guerrero na cara do gol.
Apesar disso, as melhores chances no final foi do Athletico-PR, que chegava com muito perigo no contra-ataque.
Como parecia esperado, veio o gol do título. Marcelo Cirino deitou e rolou na ponta esquerda, deu um rolinho e cruzou para Rony, no meio da área, rolar para o fundo do gol. 2 a 1 e o título.
Agenda
Com o final da Copa do Brasil, o foco agora é no Brasileirão. Para o Inter, o compromisso é às 11h de domingo, contra a Chapecoense em casa. Depois, viajam para encarar o líder Flamengo.
Já o Athletico-PR visita o Vasco da Gama também no domingo, mas às 16h, e volta a jogar na quinta-feira, em casa, às 21h30 contra o Fortaleza.
ACABOOOOOU!
O @AthleticoPR É MEU CAMPEÃO DE 2019! ???#FinalCopaDoBrasil #CopaContinentalDoBrasil pic.twitter.com/VFcRlj7o0l
— Copa Continental do Brasil (@CopadoBrasil) 19 de setembro de 2019
—
ESPN
Escrito por: Angelo Medeiros