Depois de cancelar o negócio assinado com a Honda para o fornecimento de motores, a Sauber anunciou na manhã desta sexta-feira (28), a renovação do contrato firmado com a Ferrari, atual parceira, para 2018 em diante (múltiplos anos). Diferentemente do contrato atual da escuderia suíça com Maranello, em que a Sauber recebe motores de 2016, em vez dos atuais, no próximo ano as unidades de potência entregues serão as mais atualizadas, como no time de fábrica. Quem comentou o negócio foi Frederic Vasseur, que acabou de assumir a chefia do time no lugar de Monisha Kaltenborn.
– Estou muito feliz em confirmar que continuaremos a trabalhar com a Escuderia Ferrari como parceira no fornecimento de motores em um contrato de múltiplos anos. A experiência compartilhada entre Sauber e Ferrari construiu uma forte base, que nos permitiu avançar de maneira suave e eficiente, também em termos de desenvolvimento do carro de 2018. Estou convencido de que, juntos, poderemos conquistar resultados que possam refletir a paixão e determinação que sempre existiram na Sauber – afirmou Vasseur.
A Sauber anunciou nesta quinta-feira que não seguiria o projeto de parceria com a Honda, que estava previsto para começar em 2018. O acordo para fornecimento de motores tinha sido costurado entre Monisha Kaltenborn, chefe do time suíço à época, e Masashi Yamamoto, diretor de esportes a motor na marca japonesa. Entretanto, com a confirmação da saída de Monisha da direção da equipe, as duas partes interromperam as conversas, fruto de “diferenças nas direções futuras”.
A parceria entre a escuderia suíça e a Ferrari começou em 1997, foi interrompida entre 2006 e 2009, quando a Sauber usou unidades BMW, sendo retomada novamente em 2010. A equipe serviu de base para diversos pilotos da Ferrari que precisavam de experiência antes que a equipe de Maranello pudesse aproveitá-los equipe principal, como é o caso de Felipe Massa e Kimi Raikkonen.