{arquivo}A tarde de eliminatórias no Estádio Aquático Olímpico começou bem para os brasileiros. Etiene Medeiros, nos 100 metros livre, e Leonardo de Deus, nos 200 metros costa, classificaram-se para as semifinais dos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Leonardo ainda bateu o recorde brasileiro na modalidade. Larissa Oliveira, porém, acabou eliminada na prova dos 100 metros livre.
Leonardo de Deus fez o 12º melhor tempo na classificação geral, com a marca de 1min57s, novo recorde brasileiro. O melhor tempo pertencia a Thiago Pereira, que havia registrado 1min57s19 no Pan de Guadalajara, em 2011.
“Nos 200 metros borboleta eu saí bem chateado, bem triste, e tive um dia para me recuperar. Falei com minha família, com meus técnicos, que nós somos atletas olímpicos e a gente está aqui por alguns motivos. Um deles é a superação que eu tive de sair de um adversário adverso e melhorar uma prova em que eu não estava treinando, que havia quatro anos que eu não melhorava meu tempo. De quebra, quebrei o recorde brasileiro do Thiago Pereira. É superação”, comemorou Leonardo.
“Agora preciso melhorar ainda mais para a tarde. Estou a 39 centésimos do oitavo colocado (que classifica à final), então quem sabe eu não consigo”, disse o nadador.
{arquivo}Etiene Medeiros fez uma boa prova nos 100 metros livre feminino. Com a marca de 54s38, ela encerrou na terceira colocação na quarta bateria e se classificou para a semifinal com o 14º melhor tempo entre as 16 que avançaram. Outra brasileira na prova, Larissa Oliveira cravou 54s72 em sua bateria e foi eliminada. Ela encerrou sua participação com o 21º tempo no geral.
“Foi muito próximo do meu melhor. Teve um gostinho diferente. Saiu um peso e consegui corrigir uns erros dos 100 metros costa. Me concentrei mais e deu certo. Agora é tentar descansar e nadar bem a semifinal”, disse Etiene, logo após deixar a piscina do Estádio Aquático.
A marca de Etiene, porém, terá que baixar se ela quiser chegar à final. Isso porque a melhor da tarde foi a sueca Sarah Sjostrom, que esta semana conquistou o ouro com recorde mundial na prova dos 100 metros borboleta. Nesta quarta, Sarah registrou 53s37 na eliminatória dos 100 metros livre.