A temporada regular da NBA chega ao fim nesta quarta-feira. O último dia – que costuma ser recheado de equipes poupando seus atletas para os playoffs, ou abandonado por times já desclassificados – terá, desta vez, disputas por vaga, posições, além de Kobe Bryant e Stephen Curry entrando em quadra para fazer história.
O camisa 24 do Los Angeles Lakers se aposentará após receber o Utah Jazz. Porém, a partida que será para sempre lembrada como a última de Kobe, é a mais importante da temporada dos visitantes: com 40 vitórias e 41 derrotas, a equipe está empatada com o Houston Rockets na briga pela última vaga nos playoffs do Oeste.
Bater os Lakers, inclusive, pode não ser o suficiente para o Jazz. Com desvantagem no confronto direto, a equipe de Utah precisa torcer para que James Harden e os Rockets percam, em casa, para o já eliminado Sacramento Kings.
O outro grande confronto do dia é entre Golden State Warriors e Memphis Grizzlies. E a situação é semelhante à despedida de Kobe. Todas as atenções estão voltadas para a possível quebra de recorde da franquia da Califórnia, mas os visitantes também têm interresse no jogo, já que podem ver a posição na tabela mudar.
Na sexta colocação da Conferência Oeste, Grizzlies, Portland Trail Blazers e Dallas Mavericks ainda entram em quadra para definirem seus adversários nos playoffs – o quinto enfrenta o Los Angeles Clippers; o sexto pega o Oklahoma City Thunder; e o sétimo encara o San Antonio Spurs. Na rodada decisiva, os Blazers jogam em casa contra o Denver Nuggets, enquanto os Mavs recebem os Spurs.
No Leste, os oito classificados já foram definidos. Apenas dois confrontos, porém, já estão certos: Cleveland Cavaliers (1) x Detroit Pistons (8) e Toronto Raptors (2) x Indiana Pacers (7). Já entre o atual terceiro colocado Miami Heat, o quarto Atlanta Hawks, o quinto Boston Celtics e o sexto Charlotte Hornets, tudo pode mudar.
Os quatro times estão separados por apenas um jogo, e a noite terá, inclusive, a visita do Heat aos Celtics, em embate que pode dar mando de quadra na primeira rodada dos playoffs a quem vencer – o time de Boston tem meia partida de desvantagem para os rivais.