A brasileira Rafaela Silva quase foi eliminada nas oitavas de final do Mundial de judô, realizado no Rio de Janeiro. Mas um golpe surpreendente com cerca de 20 segundos para o final virou o placar e garantiu sua classificação na categoria até 57 kg. Ketleyn Quadros venceu suas primeiras lutas, mas foi eliminada nas oitavas.
Na estreia, Rafaela bateu a norte-americana Hana Carmichael por dois yokos de vantagem. Mais tarde, nas oitavas de final, pegou a belga Loredana Ohai e teve de correr contra o tempo para não cair.
A belga Ohai tomou uma punição logo no começo da luta, com 15 segundos, por sair da área demarcada. Depois, mais uma advertência foi aplicada, mas para ambas. O duelo seguiu com a brasileira tendo mais ação. Mas Ohai conseguiu surpreender e aplicou um yuko com 3 minutos de luta, pressionando Rafaela.
A brasileira teve de lutar contra o tempo e conseguiu um bom movimento com 30 segundos para o fim, mas não deu certo. Pouco depois, conseguiu um surpreendente waza-ari, levantando o público carioca no Maracanãzinho.
Rafaela é uma das favoritas a chegar ao pódio da competição. Ela foi vice-campeã no mundial de 2011, realizado em Paris, e tem um ouro no Pan-Americano da modalidade, em 2012, em Montreal (Canadá).
Ketleyn Quadros cai nas oitavas
A também brasileira Ketleyn Quadros, que começou em uma fase mais avançada da chave, estreou com vitória sobre a húngara Hedvig Karakas, mas na segunda luta acabou eliminada contra Marti Malloy, por um yuko.
Na estreia, a brasileira teve um yuko e isso já lhe bastou para vencer com certa facilidade a sua primeira luta. No combate, com 1min30s de luta, a lutadora da Hungria recebeu uma advertência. Já com três minutos de luta, a brasileira conseguiu um bom movimento e marcou um yuko, abrindo uma vantagem importante. Karakas ainda tentou encurtar a distância e fez diversas tentativas de reverter o resultado, mas Ketleyn foi superior.
Já nas oitavas de final o jogo de Malloy foi complicado e deixou poucos espaços para a brasileira atuar. Com um yuko, a norte-americana conseguiu segurar o placar e avançar de fase.
Medalhista olímpica, Ketleyn foi bronze nos Jogos de Pequim, em 2008. Este ano, faturou o ouro na Universiade, na Rússia.