Paraíba

Emlur abre inscrições para curso de Educação para Jovens e Adultos

Inclusão Social


02/02/2016

Estão abertas as inscrições para as turmas do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) promovido pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) para seus funcionários em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec). Em 2015, 59 alunos concluíram o curso.

As inscrições estão sendo feitas na sede da Emlur, no Bairro dos Estados, no horário de expediente – das 8h às 14h, até o dia 20 de fevereiro. Os interessados devem trazer cópia da Identidade, comprovante de renda e residencial, além de duas fotos 3×4.

No ano de 2016 as turmas seguem o mesmo planejamento do ano passado para as turmas do ciclo I e II. Serão disponibilizadas três turmas, com aulas de segunda a sexta-feira, de 10h às 12h, nos núcleos da Beira Rio, Tambaú e Centro. No núcleo central, haverá uma turma também no horário das 17h às 19h.

O projeto é dirigido aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na faixa etária correspondente, com objetivo de reduzir o índice de analfabetismo e de escolaridade da população com 15 anos ou mais. O programa é fundamentado no artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (a LDB, ou lei nº 9394, de 20 de Dezembro de 1996). A idade média dos participantes da Emlur é entre 35 e 65 anos.

“Esse é um processo de inclusão social que promove transformações no cotidiano dos servidores com reflexos diretos também no seu desempenho profissional”, observa o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani. Para ele, é importante contar com a parceria de órgãos públicos, bem como das empresas terceirizadas que liberam os funcionários no horário de serviço para assistirem as aulas dos cursos.

Conteúdo – O calendário das aulas segue o mesmo estabelecido nas escolas da Rede Municipal de Educação. Dentro do conteúdo programático são oferecidas as disciplinas de Português, Matemática, Estudos da Sociedade e da Natureza, ministrados por professores cedidos pela Sedec. A Sedec também disponibilizou o material escolar para os alunos das quatro turmas inscritas e a carteira de estudante com crédito no transporte público.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //