Política

Efraim diz que Lucas não poderá ser candidato a governador da federação se estiver no palanque de Lula


22/07/2025

O senador Efraim Filho (União Brasil) voltou a reafirmar sua pré-candidatura ao Governo da Paraíba nas eleições de 2026 e fez críticas indiretas ao vice-governador Lucas Ribeiro. Em entrevista nesta segunda-feira (21), o parlamentar declarou que Lucas não poderá ser candidato da federação se tiver no palanque de Lula.

Efraim destacou ainda que está “mais convicto do que nunca” de que terá o comando da federação partidária no estado, destacando que a aliança política exigirá alinhamento com o projeto de oposição ao governo Lula. O recado do senador para o vice-governador é por conta de que Lucas Ribeiro é filiado ao Progressistas, partido que comandado na Paraíba pelo seu tio, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Ainda segundo Efraim, a federação que une União Brasil e PP seguirá um caminho de oposição nacional e, por isso, deverá exigir que seus candidatos também adotem esse posicionamento nos estados. Ele citou conversas com os presidentes nacionais das duas legendas — Ciro Nogueira (PP) e Antônio Rueda (União Brasil) — como sinal de que a orientação será pela coerência com o projeto político de direita.

“A federação vai exigir dos seus candidatos uma vinculação com a linha nacional. E quem tem condições reais de garantir essa sintonia na Paraíba sou eu”, afirmou o senador. Para Efraim, não há espaço dentro da federação para candidaturas alinhadas ao presidente Lula. “A não ser que se escolha alguém alinhado ao projeto de Lula, o que não seria coerente”, completou.

Ao comentar o cenário político local, Efraim criticou, ainda que de forma velada, a possibilidade de Lucas Ribeiro ser o nome da base aliada para a sucessão de João Azevêdo. Segundo ele, não há indícios de que o atual grupo no poder estadual pretenda romper com o governo federal. “Acredito que João Azevêdo seguirá ligado a Lula. Não vejo espaço para que, saindo do governo, ele monte um palanque que não esteja atrelado ao Planalto”, disse.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.