Paraíba registra mais de 33 mil novos pequenos negócios em 2025; confira micronegócios que mais crescem no estado

Serviços e alimentação lideram os setores mais acessíveis, mas alta mortalidade de MEIs exige planejamento e apoio especializado.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Apenas no primeiro semestre de 2025, mais de 33 mil novos pequenos negócios foram abertos no estado da Paraíba, segundo levantamento do Sebrae/PB. Sendo a maior parte das iniciativas formada por microempreendedores individuais (MEIs).

Na Paraíba, o segmento cresceu acima da média brasileira em 2024 e manteve ritmo acelerado em 2025, de acordo com dados do Instituto Brasiliero de Geografia e Estatística (IBGE). 

Estudos do Sebrae Nacional apontam que micronegócios de alimentação por delivery ou food trucks, serviços pessoais e de beleza, comércio local aliado ao e-commerce de nicho, além de serviços domésticos e de manutenção estão entre os mais acessíveis a quem deseja empreender na Paraíba. 

Negócios digitais, como marketing e aulas online, também aparecem como opções viáveis, já que exigem pouco investimento e permitem atuação para além das fronteiras do estado.

A facilidade de formalização como MEI, a possibilidade de operar sem loja física e a demanda regional aquecida são fatores que estimulam esse crescimento. Além disso, atividades ligadas à identidade cultural paraibana, como gastronomia típica e artesanato, apresentam potencial de diferenciação e agregação de valor, especialmente em cidades turísticas, segundo relatório do Sebrae sobre tendências de alimentação e cultura local.

Um levantamento da Exame com base em dados do IBGE revela que o comércio varejista tradicional é um dos segmentos mais vulneráveis, exigindo controle rigoroso de estoque e fluxo de caixa.

Os MEIs, embora sejam o formato mais popular e de fácil entrada, apresentam taxas de mortalidade mais altas do que microempresas e empresas de maior porte, segundo a Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo do IBGE.

Para ampliar as chances de sobrevivência, o Sebrae recomenda práticas como planejamento financeiro, validação do mercado local antes da expansão, uso de ferramentas digitais e busca por capacitação em cursos e consultorias. “Empreendedores que investem em gestão e orientação conseguem atravessar com mais segurança os primeiros anos, que são os mais críticos”, destaca a instituição.

Na Paraíba, instituições como o Sebrae/PB oferecem consultorias, capacitação gratuita e diagnósticos de mercado para apoiar novos empreendedores.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo