A Paraíba registrou um total de 914 toneladas de mangaba em 2024, permanecendo no topo do pódio de estados que mais produzem a fruta no país. A liderança foi mantida mesmo com a queda de 4,3% em relação a 2023. Os dados estão na pesquisa sobre a Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (25).
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Nos últimos 10 anos a Paraíba teve um crescimento de 572,1% na produção da fruta.
Seguindo a Paraíba na liderança está o Rio Grande do Norte (641 t), Minas Gerais (330 t) e Sergipe (308 t).
Retornando ao estado, os municípios que se destacaram com as maiores quantidades de produção estão localizados no litoral norte, são eles:
- Rio Tinto – 305 toneladas
- Baía da Traição 285 toneladas
- Marcação 180 toneladas
Umbu
Outro crescimento que chamou a atenção foi a de produção de umbu, com um avanço de 2.775,5% no período de 10 anos, saindo de 80 toneladas em 2015 para 2.302 toneladas no ano passado. Em 2022 o crescimento foi mais expressivo, superando as 1,8 toneladas. Em 2024, quando comparado ao ano anterior, a fruta teve um crescimento de produção de 7,4%.
Atualmente a Paraíba é a terceira maior produtora de umbu do Brasil, ficando atrás apenas da Bahia (5.831 t) e de Minas Gerais (5.655 t).
No estado, os municípios de Juazeirinho (450 t), São Vicente do Seridó (422 t) e Olivedos (350 t) são os destaques de produção.
Castanha-de-Caju
A extração da castanha-de-caju, uma referência do estado, apresentou uma instabilidade de produção nos últimos anos. O pico ocorreu em 202, com 520 toneladas, mas recuando para 310 toneladas em 2024. No entanto, o estado continua no ranking dos três maiores produtores do país, atrás da Bahia (609 toneladas) e Pernambuco (566 t).
Nos últimos 10 anos foi registrado um aumento de 50,5%, mas no ano passado, em comparação a 2023, a queda foi de -5,3%. Veja quais foram os municípios que se destacaram:
- Jacuarú (50 toneladas)
- Pilar (19 toneladas)
- Bananeiras (16 toneladas)