A Latam Airlines anunciou nesta segunda-feira (22) um contrato com a Embraer que pode chegar a 74 aeronaves do modelo E195-E2, como estratégia para a expansão de sua malha aérea na América do Sul, de acordo com comunicado da fabricante.
O negócio inclui 24 aviões já confirmados, avaliados em cerca de US$ 2,1 bilhões a preços de catálogo, e mais 50 em opção de compra. As primeiras entregas estão previstas para o segundo semestre de 2026, com início na operação da Latam Airlines Brasil e, posteriormente, nas demais companhias do grupo.
O pedido é um raro dos raros contratos feitos por uma aérea brasileira à Embraer nos últimos anos. Até então, a única empresa do país que utilizava os jatos E2 era a Azul, que realizou seu último pedido em 2018.
A parceria também ocorre em um momento em que a indústria enfrenta atrasos nas entregas de aeronaves da Boeing e da Airbus. A aquisição permitirá à Latam adicionar até 35 novas rotas às atuais 160 que já atende no continente, reforçando o Brasil como seu principal mercado.
Segundo a Embraer, esta é a primeira vez que a Latam incorporará aeronaves de sua fabricação. Atualmente, a frota da companhia é composta por 286 jatos Airbus, 56 Boeing e 20 cargueiros da fabricante norte-americana.
A negociação foi anunciada poucos dias depois de a Embraer divulgar outro contrato de grande porte: a venda de 50 jatos E195-E2 para a americana Avelo Airlines, avaliado em aproximadamente US$ 4,4 bilhões.