Os Microempreendedores Individuais (MEI) ganharam uma nova alternativa para quitar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). A Receita Federal anunciou nesta quarta-feira (17) que o tributo, que garante a regularidade do negócio e o acesso aos benefícios previdenciários, já pode ser pago também com cartão de crédito.
Até então, os pagamentos podiam ser feitos apenas via boleto, débito automático ou PIX. Agora, tanto o DAS mensal quanto o DAS de Cobrança e o DAS de Excesso de Receita podem ser quitados diretamente pela opção “Pagar Online”, disponível no Portal do Simples Nacional e no App MEI, para Android e iOS.
De acordo com a Receita, a novidade busca oferecer mais praticidade e flexibilidade aos empreendedores, facilitando que mantenham suas obrigações em dia.
O pagamento do DAS é essencial para que o MEI tenha direito a benefícios como aposentadoria por idade ou invalidez, salário-maternidade, auxílio-doença, pensão por morte e auxílio-reclusão. Segundo o Sebrae, a regularidade da contribuição é o que garante a proteção previdenciária do microempreendedor.
O DAS vence no dia 20 de cada mês, e pode ser gerado pelo aplicativo ou pelo site do Simples Nacional.
Confira o passo a passo de como pagar o DAS com cartão de crédito sendo MEI:
1- Acesse o Portal do Simples Nacional (https://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/) clique em PGMEI e informe seu CNPJ;
2- No menu Emitir Guia de Pagamentos (DAS), escolha o ano-calendário e o período de apuração, definindo uma data de pagamento válida no mês;
3- Confirme o redirecionamento para o e-Arrecada para realizar o pagamento Online;
4- Na página do e-Arrecada, selecione a opção “Cartão de Crédito”, leia as observações e clique em Progressiva;
5- Informe os dados solicitados, escolha o número de parcelas, confira as informações e finalize em Pagar Agora.