Cerca de 10 mil empreas podem ser afetadas com a tarifa de 50% às exportações brasileiras, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. As empresas em questão empregam 3,2 milhões de pessoas no Brasil. Esses números foram divulgados pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil).
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
“O nosso desejo — que é um sentimento, acho que unânime no setor empresarial aqui no Brasil — é o de se buscar a construção de uma solução negociada entre os dois governos […] e que aconteça de maneira a impedir um aumento tarifário, que teria impactos muito severos para a economia brasileira e também para a economia americana”, disse a Amcham Brasil, em nota.
A entidade participou de uma reunião, nesta quarta-feira (16), com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, em Brasía.
A Amcham Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, apartidária e não possui vínculos ou recebe recursos financeiros governametal.
Alckmin fez uma declaração sobre as empresas norte-americanas que atuam há décadas no país, afirmando que é necessário alcançar uma resolução para o impasse.
“Nós queremos todo mundo unido para resolver essa questão. E as empresas têm um papel importante, tanto as brasileiras, que, aliás, tem empresa brasileira que tem indústria nos Estados Unidos, quanto as empresas americanas. A General Motors comemorou esse ano, participei do seu centenário no Brasil. A Johnson & Johnson tem 90 anos, a Caterpillar tem 70 anos, muitas delas exportam para os Estados Unidos”, disse.