Cultura

Documento prova como carnavalesco Severino Cândido fundou a Escola de Samba Malandros do Morro em 1956

Fundação da escola de samba é composta de diversos capítulos interessantes


21/05/2022

Walter Santos



A história não falha. É assim que se deduz de documento especial revelado e obtido pela reportagem do Portal WSCOM comprovando detalhes de como o carnavalesco Severino Cândido, pai do presidente da Liga Carnavalesca de João Pessoa, Pedro Cândido, gerou as condições e fundou a Escola de Samba “Malandros do Morro”.

Com riqueza de detalhes ele cita que chamou alguns outros carnavalescos da época no bairro da Torre para se envolver na fundação sugerindo, como aconteceu, a presença deles na empresa à qual trabalhava para receber o material de criação dos primeiros instrumentos da Escola.

Severino Cândido lembra em seu depoimento de 1986, que originalmente o nome da Escola seria “Batutas da Torre” mas, depois do inicio dos ensaios dia 12 se setembro de 1956 e a falta de alguns integrantes ele perguntou ao mestre Luiz Vicente cadê eles. Foi quando a mãe do líder da bateria, Dona Maria Eugênia disse: ” só estão faltando os Malandros do Morro”.

Foi diante deste contexto a afetar Severino Cândido, ele participou o comentário de Dona Maria Eugênia merecendo a aprovação geral do novo nome da Escola.

Em seu relato, conforme prova documento anexo, Severino Cândido elenca a lista de diversos ex-presidentes da “Malandros do Morro”, entre eles Wilson Silva, Garibaldi José de Souza, Augusto Rodrigues Cavalcanti, Cicero Félix da Silva, Orlando Borges da Silva, Gilberto de Souza, Newton Marques, José Gonçalo da Silva, Célio Paredes do Pace e seu filho Antônio Cândido dos Santos por dois mandatos.

Em tempo: Antônio Cândido é irmão do atual presidente da Liga Carnavalesca, Pedro Cândido, um dos mais conceituados Folcloristas do Nordeste com diálogos promovidos ao longo das décadas nos vários estados, inclusive em Parintins.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //