Saúde

“Dia D” da vacina contra a gripe acontece neste sábado em Campina Grande

Precaução


25/04/2014

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande realiza neste sábado, 26, o Dia “D” da campanha de vacinação contra a gripe. A abertura da mobilização será às 8h na Praça da Bandeira, com a apresentação da banda de pífanos da terceira idade, formada por usuários do Centro Municipal de Convivência do Idoso. A aplicação das doses acontece até às 17h nos postos volantes instalados em vários pontos da cidade e em toda a Rede de Atenção Básica em Saúde.

O objetivo do “Dia D” é conscientizar a população sobre a importância da imunização, segundo explicou a diretora de Vigilância em Saúde do Município, Eliete Nunes. “Vamos levar a vacina para perto da população em pontos movimentados da cidade, esclarecendo dúvidas e promovendo a aplicação das doses. Mas, orientamos que a população também procure a vacina no posto mais próximo de sua casa”, informou.

O público-alvo da campanha são os idosos com idade a partir de 60 anos e crianças entre seis meses e cinco anos, além de gestantes, mulheres com parto recente (até 45 dias) e portadores de doenças crônicas. Para atender à demanda, estão sendo disponibilizadas em Campina Grande 88 mil doses da vacina, encaminhadas pelo Ministério da Saúde. A meta este ano é vacinar pelo menos 70 mil pessoas na cidade.

A campanha continua até 09 de maio, com o tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B), reduzindo as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. O público-alvo da campanha é a população considerada de risco para complicações geradas pela gripe.

Em Campina Grande, o objetivo é vacinar 43.349 idosos e 26.964 crianças, sendo 9.927 na faixa etária entre seis meses a dois anos e outras 17.037 crianças entre dois e cinco anos de idade. Também serão disponibilizadas 6.826 doses para trabalhadores da saúde, 5.693 para portadores de doenças crônicas, 4.613 para gestantes e 758 para puérperas.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //