Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (01), a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou mudanças significativas para o calendário do futebol brasileiro para 2026. As alterações promovidas reduzem datas dos Estaduais, diminuição de calendário para os clubes da Série A, ampliação da quantidade de equipes nas divisões de acesso e criação de nova competição.
A repaginação da CBF para o calendário futebolístico visa o equilíbrio entre as equipes que tinham um calendário de jogos sobrecarregado e as que possuíam poucas datas de competição e ficavam subutilizadas durante maior parte da temporada.
Principais mudanças
Campeonatos Estaduais
Para os Campeonatos Estaduais, ocorreu uma redução de 16 para 11 datas de competição dentro do calendário nacional, iniciando-se em 11 de janeiro e terminando no dia 8 de março.
Copa do Brasil
A Copa do Brasil terá um aumento significativo de 92 para 126 clubes. Os 20 clubes da Série A entram na competição a partir da 5ª fase, permitindo um maior período de descanso e flexibilidade de calendário para as equipes da elite do futebol nacional. Outra novidade é que as Federações Estaduais agora agora possuem 102 vagas na competição, sendo 22 a mais que nas edições anteriores. A final da competição marcará também o encerramento do calendário futebolístico nacional. Por fim, em 2027, 128 clubes participarão do torneio, a partir da inclusão dos campeões da Copa Norte, Copa Centro-Oeste e Copa Sul-Sudeste.
Série A
Terá início em 28 de janeiro (acontecendo junto aos Estaduais) e se encerrará em 2 de dezembro mantendo o formato atual para 2026.
Série B
Inicia-se em 21 de março, duas semanas após o fim dos Estaduais, e termina no dia 28 de novembro. O campeonato utilizará o mesmo formato atual de competição.
Série C
Acontece entre 5 de abril e 25 de outubro, com garantia de vaga direta na 3ª fase da Copa do Brasil para o campeão. Para 2026, o formato atual se mantém, apenas com a mudança de que 2 clubes serão rebaixados para a Série D de 2027. Em 2027, 24 clubes participarão do campeonato ainda com a manutenção do formato atual, completando-se com o rebaixamento de 2 clubes para a Série D de 2028. A Série C de 2028 contará com 28 equipes na disputa em um novo formato com 2 grupos de 14 clubes e jogos de ida e volta e rebaixamento de 6 clubes para a Série D de 2029.
Série D
Tem início em 5 de abril e termina em 13 de setembro e terá um aumento de 64 para 96 clubes participantes, onde 6 vão garantir o acesso à Série C e vaga direta na 3ª fase da Copa do Brasil.
Critérios de participação na Série D
Critério 1: 4 vagas para 4 clubes que descenderam da Série C de 2025;
Critério 2: 64 vagas para Federações Estaduais, considerando o Ranking Nacional de Federações de 2026;
Critério 3: 28 vagas para os clubes que atingiram a 2ª fase da Série D de 2025, excluídos os classificados pelos critérios anteriores;
Critério 4: Vagas restantes através do Ranking Nacional de Clubes, após a aplicação do Critério 3, considerando os clubes já classificados pelos critérios anteriores.
Copa do Nordeste
Terá início em 25 de março e dura até 7 de junho com a participação de 20 clubes, onde o campeão garante vaga na 3ª fase da Copa do Brasil. Os clubes que disputam torneios da CONMEBOL não participarão.
Copa Verde
Terá início em 25 de março e dura até 7 de junho com a participação de 24 clubes e a não-participação dos clubes que disputam torneios da CONMEBOL. O título será decidido entre o campeão da Copa Norte, que retorna ao calendário nacional, e a Copa Centro-Oeste, criada a partir de 2026. Clubes de Tocantins e Espírito Santo estarão inseridos na Copa Centro-Oeste. Finalistas da Copa Verde garantem vaga na 3ª fase da Copa do Brasil.
Copa Sul-Sudeste
Criação do torneio que contará com 12 clubes e duração de 25 de março a 7 de junho. Clubes que disputam torneios da CONMEBOL não participam. Campeão garante vaga na 3ª fase da Copa do Brasil de 2027.
Impactos das mudanças para o futebol paraibano
Com o aumento de 2 para 3 vagas da FPF-PB (Federação Paraibana de Futebol), o Serra Branca se juntará ao Sousa e ao Botafogo-PB na disputa pela Copa do Brasil em 2026. O Carcará do Cariri paraibano garantiu a vaga após terminar o Campeonato Paraibano de 2025 na terceira posição e entrar como terceiro representante da Paraíba na terceira vaga aberta pela CBF à FPF-PB.
Com as mudanças, o Botafogo-PB garante vaga direta na Copa do Nordeste, visto que o clube participaria da fase classificatória do torneio pelo vice-campeonato no Paraibano de 2025. Com a extinção da fase classificatória, o Belo garante participação na competição.
Outra possível mudança significativa é a reinserção do Treze na Série D de 2026. O Galo da Borborema havia ficado sem calendário para 2026 após a má campanha na Série D de 2025, mas com a classificação do Serra Branca via Campeonato Paraibano, o Treze pode se classificar através do critério de ranking da CBF, que irá se basear no ranking de clubes de 2026, que ainda será divulgado. Com a abertura de uma vaga para a Paraíba, o Treze pode disputar a Série D em 2026.
Para o Campinense ainda há um fio de esperança de conseguir um calendário nacional em 2026, mesmo que dependa de uma combinação de fatores. Para a Raposa disputar a Série D de 2026, o Tocantinópolis-TO precisa chegar na final (que foi cancelada) do Campeonato Tocantinense, o Marcílio Dias precisa ganhar a Copa Santa Catarina e o Brasil de Pelotas tem de ganhar a Copa Gaúcha. A indefinição do futuro do Campinense se dá devido à situação da Portuguesa-RJ e América-RJ na Copa Rio, visto que, com o título da Copa Rio, a Portuguesa-RJ escolheu disputar a Série D, porém o clube já teria vaga garantida na competição via ranking, assim, pode escolher a Copa do Brasil e passar a vaga na Série D para o América-RJ, o que acabaria de vez com as chances do Campinense de disputar um campeonato nacional em 2026.