Em João Pessoa, projeto de lei propõe que médicos sejam obrigados a informar polícia sobre aborto legal de vítimas de estupro

Um projeto de lei (PL) em tramitação na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) busca obrigar as unidades de saúde da capital a comunicar à Polícia os casos de aborto legal realizados em mulheres vítimas de estupro.

De autoria do vereador Carlão Pelo Bem (PL), o texto estava inicialmente previsto para ser votado nesta segunda-feira (29) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas foi retirado de pauta e deve ser analisado na próxima semana.

A proposta determina que, ao realizar a interrupção da gestação decorrente de estupro, o profissional de saúde deverá notificar a autoridade policial para que o “autor do crime seja identificado e responsabilizado”.

O PL estabelece, ainda, regras para perícia genética, determinando que “tecidos embrionários ou fetais serão preservados” para possibilitar a investigação. O texto ressalta que “a mulher não será pressionada nem a interromper, nem a não interromper a gestação”.

Além da notificação policial, a matéria obriga que a vítima de estupro seja informada sobre os riscos do aborto, bem como sobre a “possibilidade de entregar o bebê para adoção”.

Em entrevista ao Portal MaisPB, o vereador Carlão Pelo Bem reconheceu que a situação exige “muito cuidado”, dada a fragilidade e o trauma da mulher após o abuso. No entanto, ele justificou que o PL visa regulamentar a notificação policial com base em uma portaria do Ministério da Saúde, editada em 2020 (no governo Bolsonaro), que já prevê essa comunicação.

O projeto precê um outro fator importante: “Uma vez instaurado inquérito policial pelo estupro noticiado, posterior arquivamento não implicará automática responsabilização da mulher por aborto ou por falsa comunicação de crime”.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo