A atleta paraibana Mayara Rocha conquistou o título do 39º Campeonato Sul-Americano de Powerlifting Equipado, realizado em Porto Belo-SC, encerrado neste sábado (27). Competindo na categoria até 47 kg, ela alcançou um total de 401 kg somados nos três movimentos da modalidade: agachamento, supino e levantamento terra.
Além da medalha de ouro, Mayara estabeleceu um novo recorde sul-americano de agachamento, ao levantar 168,5 kg. Durante a premiação, a atleta destacou a emoção de subir ao pódio em casa:
“Foi um momento de muita emoção, vivenciar o local mais alto do pódio e ouvir o Hino Nacional, sobretudo porque o Sul Americano foi disputado aqui no Brasil, diante de uma torcida maravilhosa. Estou muito feliz” , afirmou.
Tetracampeã brasileira e considerada a 4ª melhor atleta de powerlifting do mundo, Mayara agora direciona sua preparação para o Campeonato Mundial da modalidade, que será disputado em novembro, na Romênia.
Natural de Campina Grande, Mayara Rocha acumula conquistas tanto no powerlifting quanto no levantamento de peso olímpico (LPO). Entre os principais resultados, estão títulos brasileiros, sul-americanos e participações em campeonatos mundiais, incluindo recordes nacionais e continentais. Em 2025, consolidou-se como tetracampeã brasileira de powerlifting equipado e campeã sul-americana, além de quebrar três recordes em sua categoria.
O powerlifting é uma modalidade de levantamento de peso que reúne três exercícios principais: agachamento, supino reto e levantamento terra. O desempenho dos atletas é medido pela soma das maiores cargas levantadas em cada movimento.