Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido como Che Guevara, nasceu em 1928 em Rosário, Argentina. Formou-se em medicina, mas foram suas experiências durante uma jornada pela América Latina que o transformaram em um líder revolucionário.
Envolvido na Revolução Cubana ao lado de Fidel Castro, Che ocupou cargos estratégicos no governo revolucionário. Além de liderar ações militares, sua presença foi determinante na propagação do projeto socialista cubano.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Sua abordagem da revolução, baseada no foco de que a guerrilha no campo poderia impulsionar revoluções em todas as regiões, influenciou movimentos armados em vários países latino-americanos.
Mesmo após sua morte em 1967, na Bolívia, a sua influência ainda permaneceu viva. Sendo mundialmente conhecido como um ícone revolucionário, passando a simbolizar, para alguns, a luta por justiça e igualdade.
Assim, apesar da ambiguidade de seu legado, herói para alguns, autoritário para outros, a importância de Che hoje não se restringe apenas ao histórico revolucionário. Ele permanece presente no debate sobre justiça social, participação política e solidariedade internacional, influência ainda a política latino-americana.