Um idoso de 85 anos morreu nesta quinta-feira (28) após sofrer múltiplas picadas de abelhas no município de Queimadas, no Agreste da Paraíba. A informação foi confirmada pelo Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, onde ele estava internado desde a quarta-feira (27).
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Segundo a equipe médica, o idoso foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e deu entrada no hospital em estado grave. Ele apresentava sinais de choque anafilático, consequência da grande quantidade de toxinas liberadas pelas picadas, além de quadro de hipotensão arterial severa. O paciente permaneceu na área vermelha da unidade até não resistir às complicações.
O médico Henry Leite, que acompanhou o caso, explicou que a gravidade foi causada pelo volume de ferrões inoculados.
“É um quadro de hipotensão arterial severa, em virtude da grande quantidade de toxinas que esse paciente acabou recebendo por causa dessas picadas”, relatou o profissional ainda na quarta-feira (27).
Orientação
O especialista também alertou sobre como agir em situações semelhantes. “Caso as pessoas que estejam em contato com o paciente não saibam fazer a remoção adequada desses ferrões, a recomendação é que o paciente seja levado o mais rápido possível para um ambiente de assistência médica. Para que a gente consiga retirar esses ferrões sem que haja mais inoculação de toxina de veneno dessas abelhas”, orientou.
O corpo do idoso, natural de Queimadas, foi encaminhado para os procedimentos cabíveis após o falecimento.