O governador João Azevêdo assinou, nesta quinta-feira (25), a medida provisória que garante reajuste salarial de 20% para todas as Forças de Segurança da Paraíba. O aumento foi definido em acordo firmado anteriormente com as categorias e será concedido de forma escalonada até o fim de 2025.
Segundo o governo, além dos 5% já concedidos no início do ano, os servidores receberão mais 11% em setembro e outros 4% em dezembro. A medida será enviada à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para análise.
“Mais um compromisso assumido e honrado. Sentamos com todas as Forças de Segurança e nos comprometemos de que agora em setembro iríamos fazer um ajuste de todas as tabelas de pagamento das corporações, envolvendo Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, agentes de trânsito e agentes socioeducativos. Essa é mais uma demonstração do nosso respeito com os homens e mulheres que protegem a nossa sociedade”, afirmou o governador.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
A medida é fruto de negociações iniciadas ainda em fevereiro, quando policiais e bombeiros realizaram assembleia geral em João Pessoa cobrando equiparação com a “média Nordeste” e defendendo o chamado escalonamento vertical. O governo, à época, evitou um movimento grevista ao firmar compromisso com as categorias.
Além do reajuste salarial, a gestão destacou investimentos no setor de segurança pública, como concursos públicos, atualização das Leis de Organização Básica, implantação de Planos de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), incorporação da bolsa desempenho ao salário, reajustes em horas extras e redução do tempo de promoções. Também foram anunciadas melhorias estruturais, como a construção dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) em João Pessoa, Campina Grande e Patos, além da aquisição de novas viaturas e armamentos.